Todo mundo reclama que a coisa mais chata é atender um cliente insuportável. E realmente, é bem difícil você ter que aguentar a pessoa te dizendo coisas chatas, te alfinetando, te pegando no ponto fraco, falando as coisas que você mais detesta ouvir. E muitas vezes isso acontece logo que você chega ao serviço. Parece que justamente no dia em que você está feliz e quer ficar de bem com a vida, aparece aquele infeliz te tirando do sério. Isso não é nada fácil.
Porém, temos que pensar de um modo amplo. Quem trabalha com atendimento externo a clientes tem que ter uma preparação especial. Vendedores, Secretários(as), Atendentes, Entregadores etc. O ato de atender um cliente tem detalhes muito específicos.
Temos que entender uma coisa: ou precisamos fazer o que gostamos ou, se não pudermos fazê-lo, temos que aprender a gostar do que fazemos. Essa é a única forma de sermos felizes conosco mesmos profissionalmente. A coisa mais triste em termos profissionais é quando chegamos ao ponto de levantar de manhã e dizer: puxa vida, tenho que ir trabalhar naquele lugar? Esse é um ponto crucial pra se refletir em nossa atividade laboral.
Nosso corpo fala. Nossos olhos falam. Nossos braços se expressam. Nossos ombros indicam algo de positivo ou negativo. Nossas mãos sempre mostram algo. Um sorriso falso e momentâneo nem sempre resolve.
Afirmo que o cliente chato nos faz crescer muito mais profissionalmente. Atender o cliente bonzinho geralmente é fácil. Ele é normal, não exige nada difícil, sorri pra você e ainda lhe faz um agrado. É ótimo atender clientes agradáveis. Porém, não lhe traz desafios, se você é alguém que quer crescer profissionalmente. Evidentemente, o ideal é que todos os atendimentos sejam convencionais, satisfazendo as necessidades pontuais do cliente. Com o cliente agradável isso geralmente acontece sem que façamos muitos esforços.
Porém, o cliente exigente te faz pensar. Faz você sair da rotina. Exige que se busque conhecimento e habilidades internos. Ele quer ter razão. Diz que não está sendo atendido de graça. Às vezes é arrogante. Fala alto. Te faz passar vergonha na frente dos outros. Te desafia. Te chama de meu filho ou minha filha. O cliente chato te faz crescer.
Encantar o cliente é o alvo que se deve desejar. Descartando-se as pessoas totalmente desequilibradas, digo que a maioria dos clientes chatos pode ser bem atendida. E digo mais: se você atender realmente bem esse tipo de pessoa, ela poderá tornar-se uma ótima amiga. E continuará sendo sua cliente onde quer que você trabalhar. Pense como cliente: você nunca foi a uma determinada loja apenas porque determinado vendedor trabalha lá? Encante um cliente exigente e você crescerá muito profissionalmente.
Toda necessidade lícita deve ser satisfeita. O cliente exigente não quer apenas ser bem atendido. Quer aparecer, às vezes. Quer que sua carência cesse. Quer a atenção que não tem do marido ou da esposa. Quer alguém que o ouça. Está estressado. Tudo o que precisamos aprender é encontrar o ponto "G" no momento do atendimento. Agir de modo que o cliente se sinta bem atendido de todas as formas possíveis. Satisfaça a necessidade do cliente exigente. É só isso que ele precisa. Cale-o em seus argumentos, mas com atitudes proativas, com palavras firmes, porém doces. Com o olhar fixo, mas com esse mesmo olhar afirmando que gosta de atendê-lo. E realmente goste, não apenas finja.
Goste do que faz, se não puder fazer o que gosta. É nossa única solução.
Helvécio
Boa Helvecio! Concordo com você! Temos que gostar do que fazemos!
ResponderExcluirOs valores aprendidos no seio familiar como a educação, gentileza e respeito ao próximo, devem ser resgatados e enaltecidos.Um desafio!!!!!!!
ResponderExcluirExigência é sinal de crescimento. Quanto mais difícil for a situação, mais estratégias para resolvê-la utilizaremos. Concordo plenamente com suas palavras amigo!
Abraçosssssss
Meu nome é Flavio trabalho em restaurante. Tem um cliente q vai almoçar as vezes,só que quando ele aparece os garçons se esconde ele é muito chato nunca tá bom fala q a carne esta dura devolve pede camarão reclama cara não da pra atender uma pessoa assim fora o prejuizo e tem um detalhe o restaurante esta cheio e é só esse cliente que reclama por isso não concordo
ResponderExcluirdesculpe pelo comentario
Boa noite Flávio. Que prazer tê-lo como leitor. Fique tranquilo quanto ao seu comentário. Não escrevo apenas para pessoas que concordam em parte ou no todo comigo ou minha opinião. Quanto a esse cliente, com certeza é uma pessoa mal amada, que precisa mais do que muitas outras de atenção e, mais ainda, de uma cura interior.
Excluir