Decisão. Está aí algo que não se separa de nós um segundo sequer. Quer uma prova disso? Se você não acreditar nisso, já tomou uma decisão. Te peguei, hein?
Mas é a pura verdade. Antes mesmo de virmos a esse mundo, nossos pais tomaram a decisão de que teriam um filho. E mesmo que não tenhamos nascido de uma gravidez planejada, o ato sexual foi uma decisão. E isso basta para que tudo ocorra.
Tudo na vida acontece movido por decisões. Até quando alguém resolve ficar à margem da sociedade, não querendo participar das principais decisões do mundo, isso é uma decisão que ele toma. E muito séria, diga-se de passagem.
Na nossa vida existem algumas decisões que são fundamentais. As primeiras são tomadas por nossos pais ou tutores. E essas decisões tomadas em nosso nome são talvez as mais importantes, porque vão nos influenciar ao longo de toda a nossa vida. Eu já disse que a vida de uma criança é como uma folha de papel em branco, no qual quem a educa escreve as primeiras palavras, as quais nunca se apagarão.
Algumas das primeiras decisões que são tomadas em nossa vida: se seremos educados com liberalidade ou com rigor; se receberemos carinho ou seremos tratados com indiferença; se receberemos boa instrução ou não; se seremos educados para acreditar em Deus ou não; se o ambiente em que seremos educados será aconchegante ou haverá clima de insegurança constante; se viveremos em meio a muitos amigos e cercados de pessoas, aprendendo a nos relacionar ou se seremos confinados a um esconderijo superprotegido; se seremos ensinados a não ter medo das coisas e encarar os problemas de frente ou se cresceremos com a mente fechada, com medo de muitas coisas e achando que os nossos problemas são os maiores que existem.
Quando nos tornamos jovens e, depois, adultos, começamos a tomar nossas próprias decisões. Nesse ponto da vida, o raciocínio toma a importância devida. Começamos a quebrar a cabeça através dos erros motivados por decisões erradas. E isso nos faz crescer. Quando jovens, decidimos se iremos cursar uma faculdade. Decidiremos que curso fazer. E, para isso, usaremos vários recursos próprios ou de terceiros para nos ajudar a escolher a melhor opção. Nesse mesmo ponto, estamos decidindo que profissão iremos seguir ao longo de nossa vida. Essa decisão é de suma importância , tanto a curto, quando médio e longo prazo. Alguns anos depois, provavelmente decidiremos se iremos casar. Iremos escolher uma pessoa que provavelmente queremos que seja nosso parceiro pro resto da vida. Eu considero essa como provalmente a mais importante de nossas vidas. Ela vai ser a base para a maioria dos acontecimentos que irão transcorrer conosco.
E, ao longo de nossas vidas, tomamos inúmeras decisões que dirão que rumo seguiremos. E nossos valores, nossas crenças, nossos princípios é que são a matéria-prima para a formação das idéias que dão origem a todas essas decisões. Vamos nos abastecer de elementos bons, para que possamos tomar as melhores decisões.
Helvecio
Nenhum comentário:
Postar um comentário