sábado, 2 de abril de 2011

Desafios 2010/2011 - emagrecer, caminhar, correr, pedalar - quem topa?

Queridos amigos e amigas,


No início de 2010 eu fiz um propósito de emagrecer 15 quilos. Eu estava com 95 kg e muito insatisfeito com essa situação. Eu já havia perdido 13 kg pedalando em 2008, mas por falta de determinação os ganhei novamente. Mas em 2010 foi diferente. No fim de janeiro eu disse a mim mesmo: vou perder 15 quilos e chegar aos 80, que é minha primeira meta. Porém, não determinei prazo pra isso. E disse também que não ia fazer uma dieta, pois a maioria das pessoas que faz uma dieta somente consegue por um tempo e depois pára, voltando ao peso inicial ou até mais que ele. Então eu me determinei modificar os hábitos alimentares. De meados de Fevereiro até o início de junho eu perdi os 15 kg. Caminhando, depois correndo, depois correndo muito, cerca de 8km/dia forte e consegui me manter muito bem por muitos meses. A alimentação foi melhorada bastante.  Depois de um tempo, com os tendões inflamados, não pude correr mais e acabei ganhando cerca de 3 kg. Fiquei nos 83, onde estou até hoje, mas sem culpa nem stress por causa disso.
Nesse ano de 2011 fui incentivado pelo meu colega de trabalho e amigo Alessandro a pedalar. Como eu já tinha experiência em pedalar, não foi difícil. Mas ele me propôs algo muito forte logo de início. Ele havia participado do DEWAGRA 2010, que foi um evento promovido pelo PNDF-Pedal Noturno do DF - http://www.pedalnoturnodf.com.br - foi um percurso de 100 km. E ele ficou empolgado com isso e me propôs para participar do AUDAX Brasília 2011 - 200km.
Eu nunca havia pedalado mais de 50 km de uma só vez. Recusei no início. Mas quem me conhece sabe que meu nome é DESAFIO. Faça-me um desafio e veja o brilho nos meus olhos. Depois de pensar se eu poderia sair vivo dessa história, resolvi topar. 
Isso foi há poucas semanas. Eu não teria nem um mês sequer para treinar até o dia 10 de abril de 2011. Então, o Alessandro me emprestou uma bike GT que ele tinha e já comecei a treinar. No domingo seguinte eu já pedalei 100km, indo de Anápolis a Goiânia (ida e volta). No domingo seguinte a esse, pedalei mais 102 km com meus sobrinhos Filipe e Lucas, indo de Anápolis a Planalmira, Abadiânia e voltando para Anápolis.
Amanhã o desafio é percorrer 141 km, de Anápolis - Abadiânia - Planalmira - Corumbá de Goiás e voltando para Anápolis.
Se der tudo certo, quero fazer esse percurso em menos de 7 horas. Se conseguir, estarei mais preparado para percorrer os 200 km do próximo domingo em até 10 horas, que seria o ideal. O tempo total permitido são 13 horas e meia. Mas se gastar tudo isso será sinal que estarei muito cansado. E quero chegar mais inteiro, porque o que mais incomoda é o fato de ficar sentado muitas horas. Não há banco perfeito. A questão é pedalar muito para se acostumar a musculatura do local ao banco.
Mas então vamos lá, pessoal. Bike na estrada e pernas girando os pedais.


Um grande abraço.


Helvécio

2 comentários: