quarta-feira, 27 de abril de 2011

É preciso acordar!

     "O pior cego é aquele que não quer ver", já dizia o famoso provérbio.
    As pessoas são manipuladas em muitos aspectos e situações de nossa vida cotidiana. E o pior é que praticamente todos somos enganados,  de uma forma ou de outra, e às vezes por não aceitarmos conselhos de amigos. Cada um de nós tem facilidade de perceber determinados aspectos de enganações. Já, em outros aspectos, precisamos dos olhos de pessoas próximas e amigas para nos ajudar. Mas, se não aceitamos esses alertas, acabamos enxergando de forma estreita e limitada e continuamos em nossa visão arcaica e orgulhosa, sem poder crescer.
    Nenhum ser humano é dono da verdade. Até porque quando se acha dono da verdade, já está mergulhado no auto-engano. Em nosso mundo limitado, não existem coisas absolutas. Nem pessoas absolutas, nem fatos absolutos, nem conselhos absolutos, nem notícias absolutas, muito menos imprensa imparcial.
    Todo ser humano é parcial, por definição. Cada pessoa cuida daquilo que faz parte de sua vida. Cada qual defende a si próprio. E quando participam de algum grupo, seja ele com funções sociais, religiosas, humanistas, políticas, financeiras etc, esse conjunto toma uma personalidade, que também será parcial em suas opiniões e objetivos. Nenhum organismo sobrevive de forma imparcial. Se o fosse, não avançaria, pelo simples fato de não possuir um norte.
    O que quero dizer é que precisamos acordar pras coisas. Deixar de acreditar que "há almoços grátis", pois não o há. Deixar de acreditar que existe aquele meio de comunicação imparcial. Definitivamente, não há. A capacidade de manipulação, unida com a eloquência faz "milagres" que envolvem a interpretação das pessoas e as fazem crer que estão sendo informadas da forma mais correta possível.
    Mas precisamos acordar! Ter nossa própria opinião! Deixar de acompanhar a maioria pelo simples fato de o ser mais fácil! Pessoal, vamos acordar! Vamos aprender a defender nossos direitos! Ser críticos, sem sermos mal-educados! Mas questionar! Interrogar! Analisar! Ponderar! Usemos a capacidade intelectual que nos foi dada, essa sim, de forma totalmente imparcial. Temos o livre arbítrio. Usemos dele com a maior maturidade possível. Esse é meu convite a todos.

Um abraço.

Helvécio

Nenhum comentário:

Postar um comentário