Você já ouviu falar nessa expressão: "Pão e Circo" ?
Esse termo vem da Roma antiga. Naquela época os imperadores dominavam e o império romano crescia em força e tamanho. Roma era considerada o centro do mundo, tamanha era a força desse povo.
Havia 1 milhão de pessoas vivendo nas ruas da cidade, sem trabalhar, pois a única atividade naquela época era o cultivo do campo. Muita gente já havia saído do meio rural e vivia no ócio, tomando conta das ruas juntamente com os animais. Não havia higiene alguma e a quantidade de doenças era enorme. A taxa de mortalidade infantil era altíssima e a expectativa de vida das pessoas baixíssima.
Para divertir e enganar o povo, os imperadores criaram o que ficou conhecido como "Política do Pão e Circo" - Panis et Circenses. Os dois principais instrumentos dessa política, como o próprio nome já diz, eram: o alimento e a diversão. Construíram grandes estádios, como o Coliseu e o Circo Máximo. No primeiro, gladiadores entravam em batalha para provar sua força na arena, lutando uns contra os outros e também contra animais. Enquanto isso, o povo aplaudia o espetáculo da morte e do sangue, esquecendo-se da pobreza em que viviam e das condições sub-humanas a que eram submetidos. Comiam pão durante o espetáculo para enganar o estômago enquanto assistiam às cenas chocantes. Quando lemos isso, ficamos pensando: como o povo daquela época se deixava enganar dessa forma tão cruel?
Porém digo que existem várias semelhanças com os dias de hoje. É bem verdade que não se têm mais gladiadores nem animais dando espetáculos. Mas isso foi substituído por outros shows onde são banalizados a vida, os valores e a moral. A TV, por exemplo, é um veículo utilizado a favor dos grupos que detém o poder. Os comerciais expressam coisas absurdas que menosprezam o valor que o ser humano tem e muitos ainda dão gargalhadas, fazem piadas e aplaudem tal atitude. Enquanto isso, a gasolina atinge valores absurdos, os políticos continuam agindo ao seu bel-prazer, a renda continua concentrada na mão de poucos e vamos vivendo, ano após ano, esperando a copa de 2014 chegar para comprar uma nova camisa da seleção brasileira e torcer pelos nossos atletas brilhantes e cheios de grana. O Brasil ainda é o país do Futebol, do Carnaval e do Samba. Pensemos nisso.
Helvécio
Interessante, Helvecio! Boa!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirÓtimo texto, parabéns, é assim mesmo que funciona...
ResponderExcluirHelvécio também é história. hehehehe
ResponderExcluirParabéns pela base histórica oferecida na primeira parte do seu texto.
Quanto a segunda parte... não preciso nem comentar, né? Revoltante é pouco para definir a situação do nosso país.
Abraço Helvécio, e continue escrevendo.
Raoni G. Henrique
www.direitoderesposta1.blogspot.com
Adorei a reflexão!!!!!!
ResponderExcluirE olha que muitos anos se passaram e ainda continuamos sendo enganados!!!!!!
"Qualquer semelhança é mera coincidência".
Abraços!!!!!!