Todos conhecemos o ditado: errar é humano. Porém, conheço outro ditado: perdoar é divino. Isso tem um fundo de verdade, mas de certa forma é uma muleta. É uma escora que usamos todas as vezes que queremos justificar uma falta de perdão.
Nosso cérebro tem capacidades que jamais serão conhecidas. Nem pelos mais famosos e inteligentes cientistas. E uma das capacidades já conhecidas é a da manipulação. Muitas vezes, quando nosso ego não admite que temos que perdoar determinada pessoa, organizamos a mais bela justificativa para tal atitude. E muitas vezes conseguimos convencer as pessoas de que estamos certos. A nossa habilidade é enorme quando o assunto nos interessa. Principalmente quando temos que provar que estamos certos. Porque quando fazemos isso, "destruímos" a pessoa que nos magoou. Mas esse é, na minha opinião, o maior auto-engano de todos. Ou seja, é o maior engano que alguém comete contra si próprio. E enganar-se a si mesmo é a maior falta de sabedoria que se pode ter.
Na verdade, deveríamos estudar um pouco mais sobre a arte de perdoar. Muitas vezes confundimos a questão do perdão com emoções e sentimentos. O que mais se ouve de alguém que não quer perdoar é: "Eu não consigo perdoar aquela pessoa." E, realmente, se você for verificar determinados casos, existe mesmo um motivo que poderia ser considerado justo para não se perdoar alguém. Porém, a grande armadilha que existe na falta de perdão é algo que tenta contra quem foi magoado. Uma excelente comparação que podemos fazer é a seguinte: a pessoa que causou a mágoa agiu como alguém que atirou flechas contra quem foi magoado. Então, a melhor forma de entender essa questão é: a flecha atirada estava carregada com uma certa dose de "veneno" e foi isso que causou a mágoa. E a realidade atual de quem ainda não perdoou é que A FLECHA AINDA ESTÁ CRAVADA NA PESSOA QUE FOI MAGOADA.
O perdão é a única forma que existe de arrancar de vez a flecha. Muitas pessoas dizem: só o tempo cura as feridas. Mas isso é um grande engano. O que o tempo faz é te capacitar a se tornar um especialista em empurrar as coisas pra debaixo do tapete. E essa é a saída mais utilizada por quem decidiu não perdoar. A pessoa finge que esqueceu a mágoa e diz que aquilo não a atinge mais. Mas o que ocorre é que, se alguém tocar no assunto de uma forma mais profunda, quem foi magoado não vai suportar falar naquele assunto e vai se zangar rapidamente. E essa é a maior prova de que a flecha ainda está cravada. Só estava tapada com um pano. Mas foi só mexer nela que a ferida doeu. O que é necessário realmente é retirar a flecha da forma correta. E a forma correta é o que chamamos de perdão.
O que é o perdão? Em primeiro lugar, não se deve pensar em perdão como uma atitude movida por um sentimento. "Ah, eu senti que devo perdoar." Não, isso está errado. Deve-se perdoar porque se entendeu que isso é necessário, é saudável, é algo imprescindível para a saúde do corpo, da alma e do espírito. Em segundo lugar, algo muito importante que quero enfatizar: QUEM NÃO PERDOA TORNA-SE REFÉM DE QUEM O MAGOOU. É verdade. Quem foi magoado fica preso ao fato e à pessoa que o magoou. Você pode decidir não perdoar, mas continuará "escravo" do acontecimento e também da pessoa que te feriu. Pense um pouco nas experiências que você já viveu e tente entender isso. Em terceiro lugar, o perdão é uma fonte inesgotável de saúde. Só perdoa quem quer ficar de bem com a vida. Só perdoa quem deseja mesmo viver. Só perdoa quem não quer ficar doente. E isso se faz através de uma decisão e não de uma emoção. Na maioria das vezes, não sentiremos vontade de perdoar. Mas temos que entender que precisamos expressar o perdão com nossas palavras. Precisamos emitir um brado de "EU TE PERDÔO" para a pessoa que nos magoou. Eu poderia escrever algumas traduções desta expressão. Vejamos:
EU TE PERDÔO = Eu entendo que você é falho, que você não é perfeito;
EU TE PERDÔO = Eu entendo que eu poderia estar no seu lugar;
EU TE PERDÔO = Se eu estivesse no seu lugar, gostaria muito de ser perdoado;
EU TE PERDÔO = Eu quero ser humilde, e quero viver bem com todas as pessoas, sempre que for possível;
EU TE PERDÔO = Eu entendo que eu também sou falho, e posso magoar alguém, e isso é praticamente certo que vai acontecer.
Então, meus caros semelhantes, meus próximos, meus amigos, meus colegas, meus contemporâneos, vamos aprender a perdoar. Penso que só assim aprenderemos a viver melhor. Sempre vão existir pessoas muito diferentes. Sempre vão existir razões muito boas pra se discordar. Esse não é o problema maior. O maior problema é não conseguir resolver as questões que surgem depois de um desentendimento. Essa é a maior necessidade que temos na vida. Aprender a reconstruir um relacionamento. Mesmo que ele jamais volte a ser como era, é necessário que façamos a nossa parte. Em muitos casos, a pessoa que lhe magoou não vai entender e nem mesmo mudar de atitude por causa do seu perdão. Mas o maior resultado vem exatamente para quem perdoa: a liberdade.
Perdoe-se e perdoe a quem te magoou. Seja livre! Seja feliz!
Helvécio
Gostei imensamente de sua mensagem!Se todos pensassem como você,teríamos um mundo melhor,sem ódios,ressentimentos e teríamos PAZ!
ResponderExcluirPois é, por causa da falta do perdão tem muita gente sofrendo de muitos males físicos e espirituais. Gostei do tema é bem oportuno
ResponderExcluir