quarta-feira, 4 de maio de 2011

ROTINA



       Começa, termina. Abre, fecha. Para, continua. Vai, vem. Início, fim. Primeiro, último. Direita, esquerda. À frente, atrás.
       Nasce o sol. O sol se põe. O dia começa. O dia termina. Mais um dia de trabalho. Chegar em casa. Descansar. Pra mais outro dia.
       Aprender. Praticar. Exercitar. Executar. Realizar. Planejar. Analisar. Preparar. Construir. Produzir. Gerenciar.
       Toda rotina é necessária. Sem ela nada é construído para durar. Sem ela nada é realizado com um sucesso que perdure por gerações. É a rotina que permite a existência de padrões. Ela significa repetição. Como você sabe que usa uma camisa G, M ou P? Por causa do padrão.
       Quantas repetições você realiza todos os dias? Quantas vezes seu coração bate por dia? Quantas vezes você inspira e expira todos os dias? Quantas vezes você abre a boca para falar? Quantos sorrisos você dá por dia? Quantas vezes pisca os olhos?
   As rotinas movem o mundo. Movem a terra. As quatro estações. Chuva e Sol. Plantar, colher. Comer, satisfazer-se. A rotina, porém, tem algo que precisa ser refletido. Ser modificado.
       A natureza nos proporciona todos os dias um nascer do sol. Mas nenhum nascer do sol é igual ao outro. Apesar de ter as mesmas propriedades, tudo é diferente. Os raios do sol de hoje não são os mesmos de ontem. As nuvens de hoje não são as mesmas de ontem. A brisa e o vento não são os mesmos de ontem. Tudo se renova. São os mesmos elementos, porém renovados.
       Na nossa vida deveria ser assim também.  Por que falamos as mesmas coisas do mesmo jeito? Por que não procuramos formas diferentes de enxergar os fatos? Por que não renovamos a nossa mente a fim de viver uma vida renovada?
       Surpreender. Causar espanto. Causar sorrisos. Provocar choro de emoção. Ações como essa fazem as pessoas sairem do seu mundo fechado e abrirem a mente. Precisamos disso: enxergar nossa vida do lado externo dela. Ver amplamente.
       A rotina é extremamente necessária. Feijão com arroz é o que sustenta. Porém devemos ter uma sobremesa diária de novidades. Cada dia pedir sabedoria a Deus para criarmos espontaneamente algo que traga renovação. Novos ares. Novas palavras. Novos olhares. Novas situações. Tudo isso para que nossa vida se renove diariamente.
       Isso poderia ser chamado de "Rotina da renovação."

Helvécio

Nenhum comentário:

Postar um comentário