sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Quem somos nós?

   Brancos ou negros? Amarelos ou Pardos? Peludos ou lisos? Altos ou baixos? Magros ou gordos? Simples ou complexos? Novos ou velhos? Inteligentes ou néscios? Comunicativos ou introspectivos? Compulsivos ou comedidos? Pensativos ou atores? Observadores ou desatentos?
   Somos todos. E todos somos. Nenhum de nós deixa de ser. E somos simplesmente por ser. Por ter nascido. Por fazer parte. Por existir. Viemos para fazer diferença. Não para ser apenas estatística. Não para ser apenas cidadãos a mais contados na população.
   Alguns se destacam mais que outros. Alguns conseguem atingir objetivos maiores que outros. Alguns parecem mais felizes que outros. Alguns parecem não fazer nada correto. Outros fazem tudo dar certo. Alguns parecem ter nascido "virados para a lua". Outros parecem ter vindo por encomenda errada.
   Mas isso não importa. O que importa é o hoje. O agora. O ontem não volta mais. O amanhã, ninguém sabe se chegará. O dilema que vivemos hoje pode ser a alegria do amanhã. Basta que tenhamos cabeça para refletir e braços para agir corretamente.
   Não chore sobre o leite derramado. Nem sobre o tempo passado. Nem chore sobre as pessoas que te magoaram, te feriram. Nem chore sobre o futuro que é incerto. Nem sobre seus fracassos. Nem sobre as vitórias alheias.
   Alegre-se por ter consciência. Por ter oportunidades. Por ter opções. Por ter condições. Por ter ou não ambições. Por ser um cidadão. E por poder mudar sua situação. Simplesmente através de uma ação. E essa ação pode ser tomada agora. Basta que você diga, para si mesmo: eu creio, eu posso, eu quero, eu sinto que devo, eu desejo, eu farei.
   Quem somos nós? Somos pequenos ou grandes? Não importa o tamanho que temos externamente. Importa, sim, quão grandes somos por dentro. E isso não se mede em centímetros ou metros. Mas sim em honra, caráter, dignidade e atitude.
   Esses sim, somos nós!

Helvécio

Um comentário: