quarta-feira, 21 de março de 2012

SÍNDROME DE DOWN: 21/3

   A palavra down em inglês significa "para baixo, descida, parte baixa, embaixo, desanimado". Porém, a síndrome de Down não tem nada a ver com essas definições da palavra em inglês. Essa designação foi feita em homenagem a "John Langdon Down, médico britânico que descreveu a síndrome em 1862." (Wikipédia).
   O dia de hoje, vinte e um do mês três não foi escolhido por acaso. A caracterização genética de uma pessoa portadora dessa síndrome é definida pela presença de um terceiro cromossomo de número vinte e um. Logo, mês três, dia vinte e um. É uma boa data para se homenagear esses nossos irmãos queridos que tem essa característica.
   Muitas pessoas têm vergonha, medo ou receio de falar sobre qualquer pessoa que tenha uma doença, uma síndrome ou que seja diferenciada das demais pessoas consideradas perfeitas física e fisiologicamente. Talvez isso seja por não ter propriedade para discorrer sobre o assunto, ou seja preconceito mesmo.
   O fato é que existem inúmeras diferenças entre as pessoas. Uma vez que foi definido o padrão físico e genético para se considerar uma pessoa normal, qualquer indivíduo que se diferenciar desse padrão será classificado como portador de alguma anormalidade, classificada devidamente.
   A questão toda é a seguinte: a grande maioria das pessoas têm preconceitos, porém, não se presta a conhecer as diferenças existentes entre pessoas tidas como normais e aquelas com alguma deficiência. Isso é muito importante, até porque, para lidarmos bem com qualquer situação inesperada, é importante termos certo conhecimento sobre vaŕios assuntos que possam ser abordados naquele momento.
   As pessoas que portam essa síndrome já enfrentaram muito mais preconceitos há anos, do que hoje, isso é fato. Porém, a sua inserção na sociedade está ocorrendo, ainda de forma discreta. Porém, temos que comemorar isso, pois é uma conquista importante. Afinal, ninguém pede para nascer e, muito menos, tendo algo em si que o fará ser visto e encarado como não normal.
   É importantíssimo que se divulgue a atuação das entidades que trabalham diretamente com as pessoas especiais, tais como a APAE. Essas organizações tem um papel fundamental no tratamento, na educação e na formação dessas crianças, jovens e, até adultos especiais. Sem o trabalho das mesmas, a vida de todos esses nossos irmãos seria enormemente prejudicada. Podemos ver o brilho nos olhos dos profissionais que lidam diariamente com portadores do Down quando esses alunos tornam-se vistos de forma brilhante na sociedade, destacando-se em alguma área. Isso é algo lindo de se ver.
   Nós, como sociedade organizada, precisamos aprender mais, muito mais sobre o que é inclusão. Já vivemos guerras, conflitos, segregações, disputas, enfim, inúmeras questões que provocaram diversos modelos de exclusão social. Hoje, porém, a palavra-chave é inclusão. É isso que precisamos buscar, pois a sociedade é formada por todas as pessoas que a ela pertencem, não apenas as tidas como normais.
   Quero, através deste texto, prestar uma homenagem a todas as queridos crianças, adolescentes e jovens homenageados neste dia, e também a todos os profissionais que fazem, destas vidas, pessoas mais felizes a cada dia. Meus sinceros parabéns. Que trabalho brilhante vocês fazem. Um belo exemplo de vida. Isso precisa ficar registrado!

Helvécio

Nenhum comentário:

Postar um comentário