domingo, 6 de maio de 2012

VIDA CÍCLICA



   Interessante. Em muitas situações de  nossas vidas nos encontramos com momentos que parecem já ter sido vividos antes. Nos pegamos fazendo a seguinte pergunta: será que eu já não estive aqui antes? ou então: será que eu não já fiz isso antes? Parece até que vivemos dentro de um círculo, o qual sempre dá voltas e determinado ponto sempre volta até onde estamos.
   Se formos observar, nossa vida é cíclica. Muitas coisas foram criadas de forma padronizada. Vejamos: um dia sempre tem um início e um final. E o dia seguinte é igual ao anterior, com início, meio e fim. Uma semana também é da mesma forma, tendo sempre os mesmos dias e a mesma quantidade. Um mês também funciona da mesma forma. Um semestre, um ano, uma década etc.
   Por que nossa vida é cíclica? Vamos parar para observar por alguns instantes. Se atentarmos para como nosso cérebro funciona, veremos que tudo para nós tem um limite. Somos finitos, precisamos ter um limite a ser alcançado. Nosso dia precisa ter um fim. Caso contrário, não conseguiremos compreender como ele funciona. A Terra dá uma volta em torno de si mesma em 24 horas e depois volta para o mesmo lugar. Aí começa tudo outra vez e ficamos em uma posição de conforto, para analisar e planejar como agiremos no dia seguinte.
   O ciclo representa o início e o fim de algo de forma contínua. Isso dá para nós a ideia de segurança. Sim, precisamos disso, pois caso o dia fosse algo linear, sem voltar ao ponto de início, seu fim seria uma incógnita para todos nós. E tudo o que não queremos é de momentos de insegurança. Precisamos ter, em nossa vida, situações de conforto, de estabilidade, para que possamos conseguir tocar nossa vida para a frente.
   É assim que podemos ensinar nossos filhos a serem pessoas esforçadas. Ensinamos a elas que precisam estudar, batalhar na vida para cursarem uma Universidade, se formarem e entrarem no mercado de trabalho. Isso também é cíclico. É um processo que tem, necessariamente, início, meio e fim. Sim, tem que ser desta forma, para que possamos dar continuidade às nossas gerações. Não fosse assim, não haveria uma forma regular de transmitirmos aos nossos rebentos o que aprendemos com nossos pais. E também, estes não teriam ensinado a nós o que fosse necessário.
   É, meus amigos. A vida é como uma bola. Em um dia estamos tristes e no outro alegres. Em um dia estamos conquistando, no outro estamos lutando. Em um dia estamos sozinhos e no outro estamos acompanhados. E é por isso que precisamos de duas coisas: ser e ter amigos sinceros. Precisamos ser amigos sinceros, para que, quando nossos amigos precisarem, possamos oferecer a eles aquilo que precisam no momento. E ter amigos, para que, quando o assunto disser respeito a nós, eles possam oferecer o mesmo a nós.
   Vida cíclica, é um ciclo, um círculo. E que nosso círculo tenha bons amigos, para existirem boas amizades.

Helvécio

Um comentário:

  1. Sempre tive este pensamento e parabéns pelas sábias palavras. Com certeza o mundo seria bem diferente se as pessoas atentassem um pouco para isto...

    ResponderExcluir