quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Dicas sobre emagrecimento - Introdução

   Em nossa vida moderna, vivemos numa busca incessante pelo que é melhor. Muitas vezes queremos a melhor tecnologia, o melhor transporte, os melhores amigos, a melhor residência, o melhor corpo, mas nos esquecemos de outras coisas tão importantes quanto ou até mais.
   Em primeiro lugar, temos que entender que nossa felicidade não está apenas em ter o melhor corpo, do qual possamos tirar fotos das quais nos orgulharemos e iremos mostrar em uma rede social. Isso pode ser muito superficial, às vezes. Mostrar fotos bonitas pode ser algo muito agradável e pessoas poderão elogiá-las, mas isso vai durar pouco tempo e logo você irá se deparar com outras necessidades que terão que ser supridas de outra forma, em geral, buscando soluções definitivas e mais nobres, mais profundas. A questão de saúde é muito mais importante do que a estética e isso é para a vida toda, pois quando sua saúde está comprometida, sua vida sofre mudanças bruscas e tudo se compromete.
   Podemos envelhecer caminhando, nos alongando, buscando ter uma vida saudável e procurando ser felizes da forma mais ajustada possível. Por exemplo, buscar atividades menos estressantes faz um bem muito maior do que passar horas na academia malhando e exibindo um corpo sarado.
   Outra coisa é saber que, à medida em que a idade vai chegando, nossos limites mudam, nosso corpo muda, nossa mente também muda um pouco e nossos planos são adequados à realidade que vamos encontrando pela frente.
   Resolvi escrever uma série de artigos sobre emagrecimento, por ser um assunto muito interessante e por envolver várias questões atuais, tanto para nós homens, quanto para as mulheres. Este assunto envolve fatores relacionados à questões físicas, fisiológicas, corporais, emocionais e sociais. Portanto, vale a pena abordar uma gama de itens bem diversificada para que possamos extrair informações e conclusões úteis.
   Em primeiro lugar, deixo claro que não sou um profissional de Educação Física nem de Medicina, ou seja, as informações que divulgarei aqui não são técnicas a ponto de serem consideradas oficiais ou regras a serem seguidas. Os relatos que serão feitos aqui são fruto de experiências próprias ou de pessoas próximas, sejam eles positivos ou não. Isso quer dizer que atividades ou práticas desportivas que deram certo para mim ou amigos meus podem não dar certo para algumas pessoas, principalmente mulheres, que têm um comportamento físico bastante diferente do homem. E, mesmo homens, necessitam consultar um médico, um profissional de educação física e talvez até um nutricionista, a fim de que possa analisar a realidade de sua estrutura física e do comportamento de seu metabolismo. Só assim as melhores práticas desportivas,  alimentares e de comportamento poderão ser traçadas de forma particular.
    Não obstante, acredito que várias experiências poderão ser muito úteis para várias pessoas, pelo fato de que muitas soluções encontradas não dizem respeito apenas a questões físicas, mas sim de comportamento emocional, disciplinar e de persistência e isso é comum a qualquer ser humano. Acredito fortemente que, basta mudarmos alguns hábitos que não estejam equilibrados para que possamos obter bons resultados. 
   Em segundo lugar, quero dizer algo muito mais importante do que simplesmente pensar em emagrecer. Precisamos buscar uma vida equilibrada em vários aspectos. Temos que procurar um equilíbrio emocional, a fim de que não almejemos objetivos altos demais para nós e que também não tenhamos uma visão muito curta do que podemos alcançar. E o maior equilíbrio que precisamos ter é o familiar. Não há nada que valha mais do que o bom convívio familiar, do que um relacionamento abençoado e frutífero, com filhos obtendo segurança dos pais, sendo bem educados e tendo instruções de como ser uma pessoa melhor a cada dia, sendo exemplo para a sociedade, independente da idade que tiver. Há uma frase que resume isso: "Nenhum sucesso compensa o fracasso no lar".
   Além disso, digo que o meu objetivo ao escrever essa série de artigos é de relatar algumas experiências positivas que tive, conseguindo sucesso no emagrecimento sem ingerir remédios, apenas praticando exercícios físicos e melhorando a alimentação e, também, de algumas análises que fiz observando o comportamento de várias pessoas de ambos os sexos. Além disso, os benefícios que tive não foram apenas estéticos, mas principalmente emocionais e motivacionais, mostrando que nunca é tarde para recomeçar qualquer atividade que possa trazer resultados positivos a nós.
    Esta é a primeira postagem que faço e procurei nela fazer uma introdução ao assunto e mostrar quais são os meus objetivos ao me propor a escrever essa série. Também é uma forma de escrever de maneira mais livre, usando o blog para descrever experiências pessoais. Em geral uso este espaço para postar os textos que costumo escrever, sejam dissertações ou poemas. Espero trazer boas informações aos queridos leitores e faço questão de pedir que comentem e tragam sugestões importantes.

Um abraço.

Helvécio M. Braga

Nenhum comentário:

Postar um comentário