segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Uma reflexão para os professores


   Observando algumas falas de Rubem Alves gravadas em tempos diferentes, percebo as mudanças físicas, mentais e de expressão neste sábio homem. Nas falas gravadas há quase uma década, seu físico é mais imponente, sua fala mais contínua, seu olhar mais fixo e forte. Nas falas mais recentes, seu corpo se parece mais lânguido, seus braços mais finos, seu cabelo mais ralo, sua fala mais interrompida, seu olhar mais inerte, seu pensamento mais demorado, porém, o brilho de seus olhos continua o mesmo.
   E aproveitando essa observação, quero trazer à tona uma reflexão muito pertinente aos homenageados no dia de hoje. Meus caros colegas professores, neste dia quero dizer, como professor que já fui e ainda me considero, que precisamos praticar um versículo bíblico que diz: "Ensina-nos a contar nossos dias, para que alcancemos um coração sábio". Muitas vezes queremos usar nossa força física para determinar o sucesso de nossos empreendimentos, principalmente como educadores, talvez querendo "forçar" nossos alunos a aprenderem ou receberem compulsoriamente o que queremos ensinar. Porém, como o mesmo Rubem Alves disse, o professor, o educador precisa transmitir aos alunos não aquilo que está nos livros e nos conteúdos acessíveis, mas sim motivar os alunos a pensar, criar neles uma expectativa que os leve a buscar o conhecimento.
   Acredito que, se olharmos apenas para o panorama atual da Educação no Brasil, teremos poucos motivos para nos empenharmos a sermos agentes da mudança que urge. Porém, ao olharmos para as crianças e adolescentes como um terreno extremamente fértil, no qual podemos e devemos semear o que há de mais nobre, o conhecimento, entendemos que só depende de nós continuarmos nessa jornada, que é muito árdua, porém, compensadora quando sabemos esperar o tempo da colheita. Eu, mesmo, já pude ver alguns frutos de trabalho que fiz há alguns anos e isso me deixa muito feliz. Ver pessoas que foram meus alunos de desenvolverem e crescerem como pessoas e profissionalmente é muito mais do que talvez eu mereça.
   Portanto, vamos nos permitir amadurecer através da análise de experiências diversas, tentando mesclar os fatos ocorridos com as expectativas e propósitos que temos em nosso trabalho. Quem sabe, assim, teremos êxito sofrendo menos e ficando menos cansados? É uma forma diferente de tentar alcançar os objetivos. Há uma frase que diz: "Se quisermos alcançar algo que ninguém conseguiu, precisamos fazer algo que ninguém fez".

Aos meus colegas professores, os meus sinceros cumprimentos pelo seu dia.
Um forte abraço.

Helvecio Braga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário