terça-feira, 23 de abril de 2013

GRIPE - ALERTA GERAL

   Amigos, nesse período em que o tempo vai ficando mais frio e seco, temos que tomar mais cuidado com a saúde. Precisamos nos precaver, fazendo o máximo para evitar sermos contaminados com algum dos vírus da gripe, pois eles afetam a população em geral. A vacina contra a influenza é sempre modificada, pois a cada estação surgem novos vírus que são capazes de se modificar muito. Isso significa que se o seu corpo foi capaz de se defender de uma gripe há alguns meses, isso não significa que ele estará bem preparado para combater a próxima que aparecer.
   Além de trazer sintomas que prejudicam muito a vida social e profissional das pessoas, a gripe traz prejuízos enormes. As pessoas não se preocupam tanto com ela, pelo fato de que a mesma aparenta ser uma doença simples e inofensiva. Porém, a gripe pode fazer com que a pessoa tenha que se afastar do trabalho ou do estudo por vários dias. Além disso, ela pode ser uma porta de entrada para outras enfermidades, pois provoca uma redução na imunidade do organismo. A melhor arma, sem dúvida nenhuma, é munirmos o nosso organismo com condições de se defender da forma mais eficaz possível.
   Por isso, cuidar da alimentação, das práticas de higiene e limpeza e dos hábitos diários é muito importante. A primeira coisa que devemos fazer, e a mais simples delas é ingerir muito líquido, durante todo o dia. Nosso corpo é composto por uma quantidade de água enorme, cerca de 65% a 75%. Isso significa que somos capazes de ficar sem ingerir alimentos sólidos por um tempo relativamente grande, porém, se ficarmos sem beber água, as funções de nosso organismo ficarão muito prejudicadas. A água auxilia no metabolismo, fazendo com que nossos rins, intestinos e demais órgãos importantes funcionem bem. Se uma pessoa ingere pouca água diariamente, ela poderá ter problemas renais a médio ou longo prazo.
   Além disso, alimentar-se bem, comendo verduras e alimentos ricos em fibras colabora muito para a nossa fisiologia. Não ingerir grande quantidade de alimentos de difícil digestão também diminui o esforço que o corpo precisa fazer para metabolizar os alimentos e absorver os nutrientes que cada um deles oferece a nós.
   Outra coisa é a higiene, coisa que muita gente não se preocupa. É sabido que nosso corpo é hospedeiro de enorme quantidade de bactérias interna e externamente. Porém, se não tivermos boa higiene, poderemos permitir que bactérias mais nocivas ofereçam um risco muito maior e possam provocar infecções de difícil combate. Recentemente, em uma UTI pediátrica de um hospital de Brasília houve várias mortes de bebês récem nascidos causadas por uma bactéria que se prolifera em ambientes de pouca higiene, principalmente das mãos. Vejam bem, o simples ato de lavar as mãos corretamente pode evitar inúmeras chances de contaminação com bactérias que ofereçem um risco grande.
   A higiene consiste, principalmente, em hábitos regulares de expulsar os elementos agregados à nossa pele que não pertencem ao nosso corpo. Lavar as mãos, tomar banho regularmente, escovar os dentes, tomar cuidado onde colocar as mãos, cuidar das roupas, observar os objetos com os quais você tem contato todos os dias (mochila, bolsa, carteira, documentos, dinheiro etc) e até mesmo o ato de pegar nas mãos alheias deve ser observado. Usar sanitários em lugares incomuns com maior atenção também é uma prática aconselhável.
   Também, o ato de se agasalhar bem nos dias mais frios é importante, pois nosso corpo precisa manter a temperatura constante para que funcione bem. Nos dias mais secos, devemos nos hidratar ainda mais, ingerindo muita água, sucos e procurando deixar os lábios lubrificados com manteiga de cacau.
   Outra preocupação que se deve ter é com as crianças, fazendo com que elas estejam bem protegidas e hidratadas, se alimentando bem e sendo cuidadas da mesma forma como foi dito acima, porém, com a alimentação apropriada a elas e também com a higiene sempre em dia.
   Enfim, este artigo não é um documento técnico, uma vez que não foi escrito por um profissional de medicina. Porém, as informações aqui contidas foram extraídas de aprendizados com profissionais médicos de comprovada capacitação. Evidentemente, devem ser consultadas informações oficiais com médicos, nutricionistas e outros profissionais que informem todas as práticas que devem ser seguidas.
   Vamos cuidar de nossa saúde, amigos, evitando a gripe nesta época de tempo frio e seco. Prevenir é o melhor remédio!

Helvécio

Nenhum comentário:

Postar um comentário