quarta-feira, 28 de março de 2012

O QUE É SUCESSO?

   Desde que modelos prontos, idealizados por homens obstinados, obcecados e, muitos deles, desequilibrados, foram praticamente impostos à população de determinado país, continente ou, até mesmo, ao planeta todo através da globalização, muitos valores foram relativizados, ou seja, perderam a essência nobre que possuíam.
   Um deles é o sucesso. Não podemos, de forma alguma, ser ignorantes, no sentido estrito da palavra. Não podemos ignorar os conluios feitos à luz do dia a fim de que a massa continue sendo manipulada e ainda aplauda os governantes desse mundo, minha gente! É a reunião do G8, do G12, do G20, do Mercosul, da União Européia, enfim, existem várias instâncias de corporativismo existentes ao redor da Terra. Precisamos, além de estudar e nos formarmos, também de nos informarmos. Nada acontece por acaso. As pessoas não oferecem vantagens líquidas aos outros. Tudo tem um preço. E, um dia, esse preço terá que ser pago.
   Para nós, habitantes do mundo ocidental, o capitalismo foi o modelo aplicado e que se alastrou, até mesmo para boa parte do mundo oriental, tamanhas são as facilidades e praticidades oferecidas por alguns produtos e serviços surgidos após a implantação do modelo capitalista. Facilidade, é isso que as pessoas procuram hoje, enquanto deveriam procurar finalidade.
   Voltando ao sucesso, como definiríamos esse conceito, falando de forma abstrata? Bem, poderíamos dizer que uma pessoa é bem sucedida se ela conseguir atingir os objetivos nobres que propõe para sua vida. Vamos fazer uma análise desta definição. Falamos em atingir, ou seja, alcançar, que é o mesmo que conquistar. Isso dá a idéia de batalha, de esforço, de perseverança. Uma pessoa que deseja o sucesso precisa ir atrás, caso contrário, não o atingirá. Existe uma frase excelente: "O único lugar onde sucesso vem antes de trabalho é no dicionário". Em segundo lugar, falamos de objetivos nobres. Sim, pelo fato de que alguém pode ter um objetivo secundário em sua vida e, em determinado momento, ele pode ter uma prioridade alta. Porém, caso esse objetivo não seja nobre, não acrescente valores perenes a sua vida, um fracasso ao atingi-lo não pode ser classificado como completo insucesso. Além dessas duas questões, dizemos de objetivos propostos para sua vida, ou seja, não são objetivos propostos para um dia ou um mês, mas para toda uma vida. Esses três pontos são fundamentais para definirmos uma pessoa de sucesso.
   As pessoas procuram, muitas vezes, o sucesso imediato e efêmero, aquele que, hoje é e amanhã já não é mais. A sociedade está vivendo muito disso, do descartável, do fútil e do artificial. Elas não se expõem, não se aprofundam, mas insistem em se vender, passando uma imagem muito artificial, não se deixando ser vistas na sua essência. Desta forma, o sucesso fica muito difícil de ser atingido.
   Creio que o verdadeiro sucesso é olhar para os valores mais puros e justos que algumas famílias ainda conservam. Valorizar o aconchego do ambiente familiar, dar importância à formação e educação dos filhos, prezar pelo bom nome, cultivar amizades sadias, procurar viver bem com todos, na medida do possível, deixar uma marca salutar na vida das pessoas, não se omitir àquilo que for um chamado apropriado, pensar nos valores a longo prazo, pensar nas coisas espirituais, lembrar que existem pessoas que nos amam muito e não dar um valor tão grande às coisas materiais, pois sabemos que, no final das contas, não levaremos nada desta vida. Penso que sucesso não é, necessariamente, estar na capa das melhores revistas. Para boa parte da sociedade será considerado, sim, um sucesso. Mas a sociedade não paga nossas contas, não nos visita no hospital, não educa nossos filhos. Quem faz isso somos nós e os nossos. E são esses que temos que valorizar. Como eu ouvi em certo comentário de uma rádio: "Sucesso é dormir o sono dos justos." No final das contas é isso, nada mais.

Helvécio

Nenhum comentário:

Postar um comentário