quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

CURIOSIDADES

CORPO HUMANO



     O esqueleto humano é composto por ossos, ligamentos e tendões. A função principal deste arcabouço é proteger alguns órgãos vitais, como, por exemplo, o encéfalo, que é protegido pelo crânio, os pulmões e o coração, que são protegidos pelas costelas e pelo esterno.
          Os ossos também têm a função de produzir as células sanguíneas. Quem realiza isso é a medula óssea.
     O corpo humano tem 206 ossos. Destes, a maioria está acima da cintura. Somente a cabeça possui 29 ossos. O maior e mais pesado é o fêmur, o osso da coxa, que pode chegar a cerca de 50 centímetros. O menor é o estribo, que faz parte do ouvido médio, e mede apenas 0,25 cm. 
         Outra coisa interessante sobre os ossos está nos membros. Os membros superiores são compostos de braço e antebraço. A junção de ambos é feita pelo cotovelo. O antebraço vai do ombro até o cotovelo. O braço vai do cotovelo até a mão. O cotovelo é composto de ossos e ligamentos. Os membros inferiores são compostos de coxa e perna. A junção de ambos é feita pelo joelho. A coxa vai da bacia até o joelho. A perna vai do joelho até o pé. O joelho é a articulação que sofre mais carga de todo o corpo. Em uma corrida, ele pode suportar até 6 vezes o peso total do corpo. Ele é composto de ligamentos e de menisco. Em ambos os membros, a parte inferior dos mesmos é composta de dois ossos. No braço, existem o rádio e a ulna. Eles permitem que seja realizada a rotação do punho, movendo a mão em forma giratória. Na perna, existe a tíbia (osso mais grosso) e a fíbula (mais fino), entretanto não há a mesma rotação que existe no braço.
          Nas extremidades dos membros estão as mãos e os pés. Cada um deles possui cinco dedos, cada um com partes denominadas falanges. A mão possui um dedo especial, chamado de polegar opositor, que tem a função de tocar o dedo indicador e fazer uma pinça. Já nos pés, o artelho conhecido como dedão tem o nome de hálux e tem a função de promover um maior equilíbrio do pé, facilitando o ato de caminhar e correr.

(continua)



Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário