terça-feira, 27 de novembro de 2012

AMOR: EMOÇÃO OU RAZÃO? SENTIMENTO OU ATITUDE?



   As pessoas esperam encontrar um prato cheio de amor, como se fosse uma refeição pronta para elas saborearem. Mas o amor não é assim. Ele só frutifica quando você planta a semente correta, espera a chuva cair, o sol fortalecer a planta e, enfim, aguarda o momento certo de colher.
   Amor é atitude, e não sentimento! Amor é convivência com paciência, com troca de experiências, com muita conversa, com muito ouvir, muito observar, muito refletir. Muitas pessoas, quando se decepcionam com um relacionamento, perdem a esperança no ser humano, achando que jamais irão conseguir amar alguém, que não dão certo com ninguém etc. Porém, o amor necessita de tentativas, de erros, de acertos e aprendizados.
   Em uma viagem que fazemos, encontramos diversos tipos de terreno. Às vezes vem o sol que castiga com o calor, mas aquece. Depois, vem a chuva e atrapalha a visibilidade, mas refresca. No asfalto podemos desenvolver uma velocidade maior. Na estrada de terra, porém, podemos observar melhor a paisagem.
   Em nossa vida também é assim. Ela é uma viagem que fazemos. A questão mais importante é sabermos primeiro, procurar e, depois, encontrar a pessoa com quem queremos dividir essa viagem por todos esses tipos de terreno que vamos encontrar. E a primeira característica que essa pessoa deve ter é o que conhecemos por caráter. Ele irá manter a pessoa como sua companheira por toda a viagem, haja o que houver, custe o que custar.
   Nossa viagem pode ser longa ou não, farta ou não, feliz ou não, virtuosa ou não, equilibrada ou não. O importante é sabermos compartilhar as nossas forças, os nossos sentimentos, o nosso conhecimento, as nossas experiências com essa pessoa com quem desejamos chegar ao final do caminho. E um companheiro irá saber valorizar você, apoiar você nos momentos mais importantes, exortar você nos momentos necessários, consolar você quando isso for necessário.
   O amor é diferente da paixão. A paixão vem com o ímpeto e mantém você ligado à pessoa enquanto o momento de prazer for interessante. A partir de quando isso terminar, ela vai desaparecer. O amor é bem diferente. Ele não começa forte, nem impetuoso, nem exigente. Ele vai tomando forma a partir do momento em que se constroem as paredes deste edifício. Ele vai se desenvolvendo e se solidificando à medida que ambos na relação começam a se conhecer a si próprios e ao outro também.
   Emoção ou razão? Sentimento ou atitude? Podemos compreender que o amor está mais ligado à razão, porém envolve emoções. Também, ele é construído com as atitudes sólidas, porém sabe trabalhar com os sentimentos. Enfim, o amor é definido da melhor forma em 1 Coríntons 13: "O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta."
   Esse é o amor.

Helvécio

2 comentários:

  1. Amor, paixão, razão,emoção, o dia que o ser humano aprender a controlar seus sentimentos será que ele vai ser feliz?

    ResponderExcluir