terça-feira, 13 de dezembro de 2011

CONDIÇÃO SINE QUA NON

   Em quase tudo o que fazemos na vida, enfrentamos condições. Não gostamos de admitir, mas o famoso "se" está sempre presente antes de cada atitude que tomamos. Se estiver passando um bom filme, irei assistir. Se não, irei dormir cedo. Se eu estiver disposto, irei caminhar, senão, não irei.
   A condição é um entroncamento que recebe uma via e dá origem a outras duas. De acordo com a escolha que fizermos, entraremos em um caminho ou em outro. Porém, o enfoque desta reflexão é em um ponto mais abaixo deste. Não importa quantas condições enfrentemos nessa vida. Com certeza haverá muitas delas se apresentando para nós. Sempre enfrentamos esse "Ypsilon", onde estamos em um caminho e temos que definir se iremos para a direita ou para a esquerda. Isso são fatos cotidianos e corriqueiros a todos nós.
   Porém, o fator importante, em se tratando de condições, chama-se "Condição sine qua non". Esta é uma expressão em Latim que significa aquela condição sem a qual determinado evento não pode ocorrer. Atualmente, este termo é utilizado em diversas profissões e atividades. É um termo forte. Representa algo fundamental, indispensável para que algo possa ocorrer.
   Em nossa vida, temos muitas atividades para desempenhar. Muitas delas são feitas de forma simples, sem muitos empecilhos. Outras, já dependem de vários outros fatores. Alguns deles serão condições sine qua non durante o processo considerado. Um bom exemplo disto é a seguinte frase: "A condição sine qua non para o bom desenvolvimento de um organismo humano é alimentar-se bem."
   Por que é importante refletir sobre isso? Pelo simples fato de que, muitas vezes, não damos o devido valor às coisas. Algumas decisões de nossa vida são condições indispensáveis para sermos felizes, termos sucesso e trilharmos o caminho correto. Outras, são meras atitudes sem tanta importância. Porém, gastamos muito tempo com fatos irrelevantes, muitas vezes. Aborrecemo-nos com coisas insignificantes. Ficamos noites em claro por atitudes que não merecem tanta atenção. É isso o que precisamos rever.
   A capacidade que teremos de levar uma vida resolvida passa por determinar quais são as condições sine qua non em nossa vida. Alguém me aborreceu? Isto merece atenção e reflexão? Se sim, atento para isso. Se não, reflito depois, com mais calma. Algo deu errado? O que posso aprender com isso? Meu projeto não pôde ser concluído? Quais foram os passos que deram errado? As nossas simples atividades cotidianas irão determinar o quanto as coisas grandes serão completadas de forma harmônica.
   Há poucas condições indispensáveis em nossa vida. A primeira é: a quem irei servir? ao dinheiro, ao sucesso, a mim mesmo ou a Deus? A segunda é: de que irei viver? Que profissão escolherei para me sustentar e me desenvolver? E a terceira e, talvez, a mais complexa, é: com quem compartilharei o restante dos meus dias de vida? As demais questões são, quase todas, derivadas destas citadas. E são estas as que merecem a nossa maior atenção. Sempre devemos nos focar nisso. E a ordem destas condições é primordial para que não invertamos os valores.
   Portanto, meu amigo, pergunto-lhe o seguinte: qual destas condições acima é realmente a sine qua non para você? Decida por si mesmo.

Helvécio

Um comentário:

  1. Ficou espetacular como você tratou a questão da prioridade em nossas vidas,como perdemos tempos com futilidades e deixamos escapar coisas importantes pelo ralo.Precisamos ter o foco certo e no seu texto isso nos foi mostrado (isso que é lançar a boa semente).Devemos priorizar aquilo que nos traz esperança,alegria duradoura.Tem uma frase que aprendi e tento colocá-la em prática:"Há três coisas na vida que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida."E diante disso tenho pedido a Deus que me dê a sua sabedoria,seu amor,temor e obediência pra priorizar as coisas sine qua non na minha vida.Abraços!Paulo Marcos e Carla Patrícia

    ResponderExcluir