Há determinadas leis que são invioláveis. Uma delas é a da semeadura. É sabido que podemos semear o que quisermos, ou não, nessa vida. A semeadura é opcional. Podemos lançar sementes boas ou não. Podemos semear em terrenos bons ou não. Podemos jogar a semente em momentos propícios ou não.
Porém, a colheita vem sempre depois de algum tempo, com absoluta certeza. Ela não é opcional. Não há como reverter o processo de germinação, crescimento, desenvolvimento e formação completa de um fruto. Esta é uma lei inviolável.
Uma vez lançada a semente do milho, é exatamente este fruto, o milho, que será colhido. Sementes de feijão fazem crescerem pés de feijão. O DNA do fruto está na semente. Isso é imutável. É um processo íntegro, que é concluído seguindo uma cadeia exata de sucessões: plantio, morte da semente, germinação, crescimento dos ramos, desenvolvimento, e formação dos frutos.
Esse processo, porém, não se aplica somente à agricultura. Esta mesma lei vale para o tratamento dos problemas humanos. Nas relações interpessoais, por exemplo, podem ser observados, claramente, vários fatos que comprovam a presença desse fator inquestionável.
Existem algumas máximas que podem nos lembrar disto que estamos falando. "Muitas pessoas ignoram a realidade, porém a realidade também as ignora."; "É fácil não ter problemas com as pessoas, basta isolar-se no seu canto, no seu mundo."; "Gentileza gera gentileza."; "Comportamento gera comportamento.".
Se queremos que as pessoas nos respeitem, precisamos plantar, a partir de nós mesmos, a árvore do respeito. E a semente dela é bem pequena, e tem apenas dois nomes: honra e dignidade. Se quisermos colher, no futuro, o carinho, a atenção e a delicadeza, precisamos plantar sementes que irão se transformar nesses frutos.
Quando alguém lança a semente da indiferença, estará erguendo, em breve, a planta da solidão. Quando alguém planta a semente do rancor, estará dando origem, à árvore da amargura e infelicidade.
Porém, quando alguém lança sementes boas, irá, com certeza, colher frutos ótimos. Plante ternura para colher carinho. Plante atenção e dignidade para colher respeito. Plante honra para colher consideração. Plante alegria para colher bom humor. Plante honestidade para colher despreocupação. Plante trabalho para colher resultados. Plante sabedoria para colher entendimento. Plante parceria para colher amizade. Plante cumplicidade para colher companheirismo. Plante paciência para colher resultados completos. Plante um abraço para colher acolhimento.
Plante fé para colher milagres. Plante amor para colher vida.
Helvécio
Todas as nossas atitudes tem consequências sejam elas boas ou ruins ,mas tem consequências. Mas muitas das vezes esquecemos totalmente isso,como você deixou bem claro tudo que plantamos colhemos.O seu texto ficou muito bom,e espero que continue a cada dia , querido mestre lançando só mentes boas,porque bondade em palavras cria confiança; a bondade em pensamento cria profundidade; a bondade em dádiva cria amor.E você tem criado amor,ensinamento,cumplicidade e amizade em seus leitores.Muito obrigado.Com carinho de sempre:Paulo Marcos e Carla Patrícia.
ResponderExcluir