quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

ATITUDES REFLEXIVAS



   Fala alto porque ouviu alto. Responde com rispidez, porque foi tratado assim. É mandão porque foi muito mandado. Cala-se e emburra, porque foi muito reprimido. Não consegue falar em público com facilidade, pois foi envergonhado muitas vezes. Não consegue acreditar que poderá ser alguém na vida por ter sido desencorajado dentro de casa.
   Estas são algumas atitudes negativas que vemos constantemente mundo afora. Todos nós, seres humanos, estamos sujeitos a falhar, a vacilar. E isso vai, indubitavelmente, acontecer em algum momento. A questão é que, se quisermos melhorar como pessoas, precisamos compreender a origem de certas atitudes que temos. Caso possamos descobrir isso, poderemos ter êxito em sua resolução.
   Atitude reflexiva é algo que nos ronda durante toda a vida. Uma das formas mais eficientes de ensinar é levar a pessoa a repetir algo. Você diz: "A" e a criança repete: "A". Desta forma, condiciona-se a aprender. O comportamento humano funciona desta forma para a enorme maioria de suas atitudes. Refletir  e repetir é algo que nosso organismo sabe fazer muito bem.
   "O homem é produto do meio". Essa é uma frase clássica, bem trabalhada. Acredito que ela seja verdade em boa parte. Se uma criança crescer em meio a um ambiente de violência, ela estará fadada a ser violenta, quase sempre. Se viver em um ambiente de carinho e educação, irá praticar isso com normalidade.
   O comportamento humano não é muito observado e nem tampouco refletido com a necessidade que deveria ser. Muitas pessoas vivem acreditando que todos compreendem o que elas pensam. Mas, nem elas mesmas conseguem expressar o que pensam. O comportamento humano é explicável. É compreensível. Mas, para se compreender, é preciso analisar. E isso é algo que a maioria não quer fazer. Querem apenas ser compreendidos. Aí, está criado o dilema.
   Quando somos clientes, queremos ser atendidos da melhor maneira. Quando atendemos um cliente, queremos ser compreendidos em nosso modo de proceder. É complicado. Agimos muitas vezes por reflexo. E por um reflexo externo, não um interno. Muitas vezes não permitimos que uma sensação recebida penetre nosso interior para ser processada e depois respondida. Acabamos por dar um retorno direto da superfície. Isso é um erro grave, pois nossa essência não foi embutida na resposta.
   Precisamos compreender muito bem os nossos pontos fracos. Todos os temos. E compreendê-los é uma atitude dupla, de humildade e sabedoria. Pois não adianta protelarmos algo que vai, fatalmente aparecer, mais cedo ou mais tarde. Ao identificarmos em que não somos tão bons, iremos evitar situações onde isso possa ser enfatizado. Esta é a atitude que precisamos tomar para evitar a recorrência de atitudes reflexivas em nosso comportamento diário.
   Precisamos desenvolver muito mais as atitudes comportamentais de "defesa" do que as de "ataque". As de defesa significam reagir com sabedoria e prudência a qualquer comportamento que chega até nós. E as de ataque são aquelas atitudes produzidas inicialmente por nós e que causarão alguma reação no interlocutor.
   Todos agimos por impulso em algum momento. Caso ele seja correto, isso será bom. Porém, se a motivação do mesmo for injusta, poderá haver algo de ruim. É isso que precisamos trabalhar em nós. Os impulsos. Pois as atitudes pensadas que tomamos todos os dias, essas só precisam ser mantidas, pois são equilibradas. Já, os impulsos, esses podem ser frutos de uma desorganização e despreparo internos. Aí é que está o xis da questão.
   Analisemos nossas atitudes, principalmente as mais fortes. Vejamos se não estamos sendo reflexivos. Se estivermos e isso for positivo, mantenhamos uma ponderação sobre isso. Caso seja negativo, precisamos rever a causa, o fato que nos prende a essa prática. Não adianta ser bom e educado apenas com quem é bom. O correto é fazê-lo a qualquer pessoa, pois essa atitude vem de dentro de você e revela nossa essência. E nossas atitudes devem ser um reflexo de nossa alma, e não de algo exterior. Pensemos nisso.

Helvécio

2 comentários:

  1. adorei muitas das vezes eu nao entendia esse tipo de sentimento em mim me achava a passoa mas ruim do mundo: agora eu entendo e e mas facil de se controlar;

    ResponderExcluir
  2. Que bom saber disso, amiga. O correto é buscarmos preencher nosso coração de coisas boas, para que possamos oferecê-las sempre aos outros. A paciência também ajuda a não ser apenas um espelho.

    ResponderExcluir