Muitas vezes, quando algum amigo está passando dificuldades, tentamos ajudar dizendo: sei o que você está passando. Essa é uma atitude válida, que pode levar algum conforto.
Porém, é melhor ponderar bem sobre o assunto. Cada um tem sua vida particular. Cada mente é única. Cada coração tem sentimentos somente seus. Até podemos tentar imaginar o que um amigo esteja passando. Mas, na realidade, isto é impossível. Cada vida é única.
Você já passou por aquele momento no qual ninguém te entende? É disso que estou falando. A linha da história de cada um é desenhada quando vivemos nossas experiências boas ou não. E nossa mente é uma caixinha de segredos que só nós e Deus conhecemos. E é necessário que passemos por essas experiências, para nosso próprio crescimento.
Às vezes desejamos passar por sobre alguma circunstância sem ter que sofrer o ônus da mesma. Isso porque de antemão acreditamos que ele seja muito doloroso. E às vezes o é mesmo. Mas em outras vezes nem é tanto assim. E digo que sofrer esse ônus é como se você tivesse o papel da sua vida sendo escrito. É como caminhar cinco quilômetros sentindo cada pisada e no final tirar o calçado e sentir os pés cansados. Não há como saber como foi o caminho todo sem ter sentido cada passo dado. Assim é com cada experiência que passamos. Depois de vivenciar a experiência, uma nova história poderá ser contada.
Enfim, é bom ter amigos que nos ajudem a tentar amenizar o sofrimento que temos que passar. Mas cada um tem seus dias bons e outros nem tanto. Mas no final da subida dessa caminhada você encontrará um mirante onde poderá vislumbrar uma paisagem maravilhosa. Quem sabe será uma aurora, com novas oportunidades surgindo? Ou então um ocaso, com as coisas velhas sendo jogadas no lixo? Que seja proveitoso e edificante para todos nós.
Helvécio
Excelente, Helvecio! Eu sempre digo que crescemos mais nos momentos mais difíceis!
ResponderExcluirForte abraço!