domingo, 12 de junho de 2011

Aprenda a dizer não

Ser agradável ou ser sincero? Qual a melhor escolha?
Todos os dias somos confrontados com situações difíceis, complicadas.
Às vezes você planeja algo com todo o carinho e, na hora que está começando a executar o seu plano, acontece aquele episódio desagradável.
Você planeja ir com as crianças ao cinema e, na hora que está saindo, chega aquela visita inesperada, sem avisar. E daí, o que você faz? Vai ser agradável com a visita, fingindo que não estava saindo, e perder a oportunidade de fazer seus filhos felizes? Ou vai deixá-la entrar um pouquinho e explicar que estava de saída, e que é importante curtir os filhos, e que ela não lhe avisou?
Em testes de personalidade, temos que responder questões como essa sem pensar, expondo que atitude tomaríamos em tais situações. Tenho certeza de que muitas pessoas respondem que o mais importante, nesse caso, é ter um tempo com as crianças. Mas, na realidade, vejo que muita gente não consegue agir assim, pois é difícil desagradar os outros.
Mas precisamos aprender a dizer NÃO em muitos casos. Há algumas correntes que tentam depreciar o uso do não, principalmente com crianças. Dizem que a criança já é muito podada em várias situações e, que portanto, não devemos reprimi-las ainda mais. Mas isso é uma grande falácia. O NÃO tem uma importância incrível.
Precisamos aprender a reconhecer os limites de tudo o que existe. Seja nas relações interpessoais, nos valores, na posse de bens, no comportamento adequado, nas boas maneiras ou  no respeito aos nossos semelhantes. Desde crianças, devemos aprender tudo isso. E afirmo que a ferramenta mais eficaz para tal ensino é exatamente o NÃO.
Quando seu filho lhe pede algo inconveniente ou indevido, diga: NÃO. Ele vai ficar contrariado naquele momento, mas será apenas um momento. Quando ele aprender tal lição, poderá ter a vida toda de sucesso se agir respeitando tais limites. Reflita: o que é mais importante? Uma criança ficar emburrada por alguns instantes ou ela perder a oportunidade de ser bem sucedida por uma vida inteira? Às vezes esquecemos disso.
Quando um amigo ou amiga lhe chamar pra um evento que lhe será prejudicial, crie coragem e diga NÃO. Se essa pessoa for realmente amiga, irá entender suas razões. Se não as entender, não é realmente amiga. E quem não é amigo de verdade não lhe acrescenta muitas coisas. Pense que você tem prioridades na vida.
Portanto, lhe digo. Tenha em mente que hoje as pessoas valorizam mais o momento, o agora, em vez de pensar no que vai ocorrer a longo prazo. Isso tem sido um fator muito prejudicial e que tem enfraquecido e muito as relações em geral.
Diga NÃO para as coisas que não prestam. Diga NÃO para aquilo que lhe prejudica. Diga NÃO para aquilo que não tem valor. Diga NÃO para as pessoas que não lhe acrescentam valores.
Enfim, diga NÃO.

Helvécio

Nenhum comentário:

Postar um comentário