Um belo dia um homem resolveu andar por ai, ao léu.
Estava com a cabeça cheia de problemas. Pensando na vida, triste. Não sabia o que fazer. Não encontrava soluções para tantas questões que enfrentava.
Passando perto de um bosque, ele viu uma pessoa sentada em um banco, com a cabeça abaixada. Ela estava lendo um livro.
Ele aproximou-se, já que não tinha nada mais a fazer. Resolveu espiar o livro que a pessoa lia, mas estava com vergonha de iniciar uma conversa. Quando ele chegou mais perto, a pessoa levantou a cabeça. Era uma senhorinha na melhor idade, muito simpática, de cabelos grisalhos, já quase todos brancos. Ela abriu um sorriso doce e meigo, como que convidando-o a sentar ao banco com ela.
Ele disse: - boa tarde, senhora. Posso sentar-me ao seu lado? - Muito boa tarde, meu caro jovem, disse ela. Claro, será um prazer compartilhar alguns momentos com você. Estou lendo um livro muito interessante. - Mesmo? Qual é o nome do livro? - "Porque preciso de um amigo", esse é o título. - Ah, que interessante! Exclamou ele. Eu tenho passado por vários problemas e não tenho muitos amigos. - Ela disse: - o problema é que demoramos muito para aprender que sempre teremos problemas. Às vezes muitos, às vezes poucos. Às vezes graves, às vezes simples. Mas sempre os teremos. O mais difícil não é encará-los, mas sim não ter alguém com quem compartilhá-los. Porque somos, ao mesmo tempo, fortes e frágeis. Nos momentos em que somos sensibilizados, nos tornamos frágeis e precisamos de um amigo com um ombro para desabafar, chorar, abraçar. - Realmente, isso é verdade. A senhora disse tudo. Eu mesmo tenho alguns problemas e não encontro alguém para compartilhá-los.
Não seja por isso, meu jovem. Encoste a sua cabeça no meu ombro que ouvirei seus problemas calmamente. E o jovem encostou-se no ombro da sua mais nova amiga e confortou o seu coração com aquele acolhimento doce, meigo e, mais do que tudo, AMIGO daquela senhora que ele acabara de conhecer.
Não importa quantos amigos você tenha. Não importa quanto tempo você tem de amizade. Não importa se você tem amigos ou amigas bonitos(as) ou feios(as). Não importa se seus amigos são ricos ou pobres.
O que realmente importa são apenas duas coisas: primeiro, que você tenha, pelo menos, um amigo ou uma amiga de verdade ;e segundo, que você também saiba ser o amigo ou amiga que um outro amigo seu necessite que você seja.
Um forte abraço desse que procura ser amigo de quem precisa.
FELIZ DIA DO AMIGO A TODOS!!!
Helvécio
Lindo texto! parabens. Amizade para mim e uma das bençãos mais importante que Deus deixou para que nos tivessemos a sabedoria para escolher!
ResponderExcluir