segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Brainstorming - Desenvolvimento de temas

   Tempestade de idéias. Chuva de pensamentos. Há uma frase que diz: "Se você quiser ter uma boa idéia, tenha uma porção de idéias." O mesmo vale para qualquer atividade em que precisamos desenvolver um raciocínio. A organização de um assunto passa por várias etapas. A primeira coisa é ter uma boa noção das palavras que serão manipuladas. "Brincar" com idéias, temas, matérias, assuntos e palavras não é algo tão simples.
   O desenvolvimento de um tema segue algumas regras básicas muito interessantes. Podemos dizer que o fator mais importante de todos é saber o que se deseja ao concluir esse trabalho. Qualquer esforço sem um objetivo definido tende e muito a se perder. Após saber o que se quer alcançar, tudo fica mais fácil. Após essa etapa, deve-se analisar o público alvo. Caso você queira atingir um público específico, deverá usar uma linguagem apropriada para aquelas pessoas. Caso queira alcançar técnicos em determinada matéria, precisará utilizar uma linguagem bem específica. 
   Não se devem esquecer as regras de Introdução, Desenvolvimento e Conclusão. Na Introdução, você faz uma breve descrição daquilo que será exposto no trabalho. No Desenvolvimento, o assunto deve ser explorado ao máximo, sem fugir do escopo principal que se quer analisar. A Conclusão é o fechamento, ou seja, uma análise final, geralmente enfocando um aspecto específico ou levando o público-alvo a acreditar em uma determinada solução apontada.
   Desta forma, qualquer assunto ou tema pode ser explorado, analisado e refletido. E é isso que necessitamos, pois qualquer reflexão deve ter, necessariamente, pé e cabeça. Assim, conseguiremos atingir os objetivos que queremos, quais sejam, levar nossos leitores, ouvintes ou expectadores a, no mínimo, entenderem o tema exposto e, no máximo, darem uma opinião sobre o trabalho. Boa sorte a todos nós.

Helvécio

Nenhum comentário:

Postar um comentário