Certa vez um professor de oratória introduziu conceitos bastante revolucionários na pauta do curso. E eu comecei a analisar todos aqueles elementos novos que eram inseridos ali. Um conceito novo foi a questão do NÃO. Foi dito que uma criança ouve milhares de vezes a palavra não por dia. E que isso tudo estava errado. Que precisamos aprender a dizer muito mais sim do que não.
Foi dito, com bastante ironia, que, ao pedir uma coisa para alguém, ou convidar alguém para sair, às vezes dizemos: "Você não quer sair, não?" E que isso incentiva a pessoa a negar o convite. Foi enfatizado que pedir, convidar ou questionar dizendo não leva a respostas negativas, necessariamente.
Porém, refletindo bastante sobre essas afirmações, vale a pena colocar algumas coisas. Em primeiro lugar, a comunicação não é algo absoluto, ou seja, comunicar-se bem ou mal depende de várias questões. Uma pessoa eloquente pode não atingir seu público-alvo caso não saiba falar uma linguagem que esse público compreenda e consiga discernir. Uma pessoa simples, porém, que nem tem tanto estudo, pode atingir bem mais pessoas, se conseguir se expressar de uma maneira agradável.
O fato de dizer não nem sempre leva o interlocutor a lhe negar algo. Existe o que chamo de JEITO DE FALAR. A comunicação é muito mais do que palavras. Comunicar-se é entregar uma mensagem da forma mais adequada possível. E, essa forma adequada depende, em primeiro lugar, de quem vai receber essa mensagem. Um mesmo conteúdo deve ser entregue de formas diferentes para pessoas diferentes.
Dizer para alguém: "Você não aceita um café?" pode ser uma forma cortês e educada de oferecer uma bebida a alguém. A comunicação infere emoção na forma de se expressar. Uma mesma frase dita de formas diferentes terá impactos totalmente diversos.
A comunicação escrita é formal e precisa seguir determinadas regras, pois os elementos disponíveis são restritos. Porém, a expressão falada pode envolver infinitos recursos que se agruparão às palavras, fazendo com que elas tenham um sentido bem definido e alcançem o destinatário com eficácia.
Comunicar-se com eficiência é saber executar várias atividades simultâneas. A primeira delas é obter o conteúdo da mensagem da forma mais original possível. Depois, analisar o público alvo que vai receber tal mensagem. Após isso, analisar como deverá ser feito o acabamento do conteúdo, ou seja, anexar e associar alguns recursos de linguagem que tornem a mensagem atrativa. Após isso, saber veicular a mensagem da forma mais adequada e no momento certo.
Jeito de falar. Isso faz toda a diferença. Um jeito especial para cada pessoa especial. Mas um jeito normal para todos. Um jeito de ser só seu. Único. Original. Inconfundível.
A melhor coisa que podemos fazer é sermos nós mesmos. Esse é o primeiro passo para se comunicar bem. Depois disso, o importante é saber procurar o jeito correto de se expressar para as pessoas diferentes com quem se relaciona. Faça isso. Procure um JEITO DE FALAR que agrade as pessoas. Isso não é hipocrisia. É ser agradável para se relacionar bem. É ser gentil. É embutir nas suas palavras uma dose de carinho. Sem ser falso, omisso ou incorreto. Vale a pena. Tente. Inove. Arrisque. Só fazendo assim, você saberá se poderá dar certo. Esse é o meu jeito de falar.
Helvécio
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