quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

EM CADA FIM, UM NOVO COMEÇO

   A nossa língua portuguesa é mesmo uma caixinha de surpresas. Quando se pensa que se conhece muita coisa, lá vem essa senhora nos ensinando novas surpresas. O bom nisso tudo é poder aprender coisas novas a cada nova oportunidade de reflexão que surge ao se estudar ou ler algo.
   Se formos analisar a origem da palavra fim, por exemplo, podemos ver, no mínimo, dois significados fortes. O primeiro significa o encerramento de algo. Pode ser um período, uma atividade, uma tarefa, um relacionamento, um filme, um dia, um ano ou, até mesmo, uma vida.
   Porém, o segundo significado forte desta palavra é a meta da reflexão contida neste texto. Fim nem sempre é o fim, ou seja, nem sempre é o final. Fim significa, também, objetivo. Podemos dizer que o fim de determinada tarefa é o alvo a ser atingido. Ou seja, fim é igual a finalidade, meta, alvo, objetivo a ser alcançado.
   É bem verdade que fim como objetivo também significa o encerramento de algo, pois quando se atinge determinado alvo, encerrou-se uma busca. Porém, não é um fim em si mesmo. Se formos interpretar fim como o encerramento de algo, haverá uma ruptura em um processo. E nem sempre esse é o sentido desta palavra.
   Quando se faz algo com um fim, deseja-se atingir aquele alvo, não necessariamente para terminar um processo. Muitas vezes, o alvo é apenas parte de uma conquista maior. Por exemplo, quando uma pessoa tem como fim tornar-se um profissional em determinada área, isso não é o fim. É um fim, ou seja, um alvo. E a coisa não termina por aí, muito pelo contrário. Ao conquistar determinada profissão, a pessoa está apenas começando uma longa jornada.
   Em nossa vida temos inúmeros fins e fins. Os primeiros fins são aqueles acontecimentos que simplesmente terminam. Os segundos fins são todos os alvos que determinamos para serem atingidos por nós mesmos. E estes são os mais importantes. Devem ser o objetivo de nossa concentração, de nossa oração, de nossa cautela, de nossa meditação, de nosso tempo, de nosso planejamento e, enfim, de nosso trabalho.
   E é por isso que essa frase deve ecoar muito em nossas mentes, para dizer bem lá no fundo, para nós mesmos: "Em cada fim, um novo começo." É isso!
Helvécio

2 comentários:

  1. Aprendi uma coisa especial com alguém muito especial a trocar sonhos por objetivos. Os objetivos são mais compactos, ocupam menos espaço e dão mais certos.E seu texto Helvécio é uma grande gentileza pra nós que admiramos sua forma de escrever.Continue enchendo nossos dias de prazer que satisfaz a alma.Com carinho:Paulo Marcos e Carla Patrícia

    ResponderExcluir
  2. Que cada fim como objetivo seja apenas o começo para cada nova jornada que empreendemos em nossa vida. Quem agradece sou eu.

    ResponderExcluir