terça-feira, 13 de março de 2012

SE EU PUDESSE

Se eu pudesse contar as estrelas, não seria humano.
Se eu pudesse ir ao sol, isso seria muito insano.
Se eu pudesse ir ao centro da terra, descobriria muitos mistérios.
Se eu pudesse ir ao centro da alma humana, veria o que é sincero.
Se eu descobrisse o segredo da felicidade, não haveria tristeza.
Se todos fôssemos iguais, não existiria tanta beleza.
Se os homens fossem mais simples, muita coisa se resolveria.
Se não houvesse problemas, a vida, sem graça, ficaria.
Se o homem obtém uma vitória, torna-se mais forte.
Se ele souber aprender com isso, enfrentará até a morte.
Se o homem sofre uma derrota, torna-se mais humilhado.
Se ele aprender com isso, conseguirá chegar ao outro lado.
Se o homem pudesse enxergar mais além, não veria só defeitos.
Se ele procurasse ver o que e importante, aí sim, haveria um jeito.
Se o homem olhar para dentro de si mesmo, verá que somos todos iguais.
Se pararmos para observar nossas atitudes, veremos que somos normais.
Se olharmos os defeitos alheios, pensaremos que somos maiores.
Se olharmos os nossos tropeços, veremos que podemos ser, até menores.
Se eu pudesse mudar o mundo, começaria pelas coisas pequenas.
Se eu pudesse mudar as grandes, nem imagino qual seria a cena.
Se eu pudesse contar uma história, começaria dizendo: "era uma vez...".
Se eu pudesse terminá-la, diria: "...aconteceu do jeito que você fez".
Se eu pudesse contar os meus dias, teria um coração com sabedoria.
Se eu pudesse ser grato por cada um deles, minha vida se alegraria.
Se eu pudesse escrever a mais linda frase, talvez falasse de amor.
Se eu pudesse porém, ouvi-la, ouviria, da alma, e daria muito valor.
Se eu pudesse dizer a você qual é a solução dos seus problemas,
diria que, se não fôssemos humanos, não teríamos tais dilemas.
Se eu pudesse terminar de forma brilhante, lhe faria uma linda conclusão.
Se eu realmente pudesse, faria um poema para chegar ao seu coração.
Se eu pudesse, não perguntaria, simplesmente faria.

Helvécio

Um comentário:

  1. Lindo...
    Ainda bem que você pode escrever e tocar-nos com suas palavras... :) Jú

    ResponderExcluir