quarta-feira, 6 de maio de 2015

RIGIDEZ OU FLEXIBILIDADE?

   Os objetos mais rígidos são os que se quebram com mais facilidade. Isto tem uma explicação lógica e científica. Os objetos mais rígidos são aqueles nos quais as moléculas ficam mais próximas umas das outras. Quando este objeto recebe um choque, o mesmo é transmitido imediatamente às moléculas contíguas, o que acaba gerando uma onda de choque de amplitude cada vez maior, até culminar na desintegração do objeto (a quebra do mesmo), quando ocorre o rompimento das conexões entre as moléculas. 
   Em um objeto maleável, isto não ocorre com tanta facilidade. Neste outro tipo de objeto, há um espaço entre as moléculas grande o suficiente para absorver a maioria dos impactos. Quando uma molécula sofre uma pancada, ela tem um deslocamento que é absorvido pelo espaço existente entre esta e a próxima molécula. De tal modo que a segunda molécula, se for atingida, sofrerá um impacto reduzido, sem comprometer a conexão entre as demais moléculas. 
   Este raciocínio pode ser analisado em termos de pessoa e de grupo. Em termos de pessoa, precisamos entender que ser maleável nos torna mais resistentes aos diversos impactos que recebemos na vida. Isto pode fazer com que nos estressemos menos e tenhamos uma vida de maior qualidade e até mais longa. 
   Em termos de grupo (equipe), precisamos entender que deve existir uma certa distância de segurança (pode ser interpretado de várias formas) entre cada membro da equipe, a fim de que o grupo todo não se desintegre caso um membro venha a sofrer um forte impacto. 

Reflitamos ...

Helvécio

Nenhum comentário:

Postar um comentário