quarta-feira, 15 de junho de 2011

CONHECIMENTO OU SABEDORIA?

     Seriam sinônimos? Antônimos? Homônimos não são.
    Há pessoas que consideram sinônimos. São, na realidade, dois conceitos relacionados com o relacionamento humano e com o desenvolvimento pessoal e profissional e também com a experiência de vida que cada um deseja ter.
    De acordo com o Aurélio, conhecimento é: "Ato ou efeito de conhecer. / Idéia, noção de alguma coisa." Já a definição de sabedoria é: "Qualidade ou caráter de sábio. / Acúmulo de muitos conhecimentos; grande instrução; ciência, erudição, saber."
    Se tivesse que dar uma definição de ambos os conceitos, eu faria da seguinte forma: Conhecimento: idéias, conceitos e valores que podem ser aprendidos através de alguma forma de aprendizado e que são considerados, de forma geral, como importantes. Sabedoria: junção de conhecimento e valores espirituais (não materiais) que levam quem a adquire a se tornar uma pessoa melhor em termos de produzir ações que colaborem, compreendam e até ensinem aqueles que convivem consigo.
    A sabedoria tem origem divina. Há um provérbio que diz: "O temor do Senhor é o princípio da sabedoria." O conhecimento, em geral, gradua a pessoa que o tem. Quanto mais conhecimento tiver, mais nível terá em algum aspecto, e esse nível poderá ser medido com alguma finalidade.
    Quem adquire sabedoria, nem sempre será notado como mais sábio ou melhor em algum sentido. Mas tal pessoa poderá fazer a diferença em vários momentos. Quem é sábio não faz tanta questão de mostrar o conteúdo em horas impróprias. Quem tem conhecimento mas não possui sabedoria, em geral considera-se superior aos outros. Prova disso é que a paciência de quem tem maior conhecimento é simbólica, em geral, chegando ao absurdo de inferiorizar a pessoa que ainda não chegou no mesmo nível de conhecimento.
    Devemos buscar o conhecimento, porém associado a todos os valores que nos tornem sábios. Somente adquirindo a sabedoria teremos também a compreensão de inúmeros problemas inerentes ao ser humano. Porque de nada adianta uma pessoa ter muito conhecimento se isso não a torna uma pessoa melhor e que pode causar bons efeitos no seu semelhante. Ter conhecimento apenas por ter ou para demonstrá-lo é algo totalmente vão e que atrai um vazio enorme para quem o detém. Enquanto isso, a sabedoria nos torna humildes e nos aproxima de nosso semelhante, sempre desejando o melhor, primeiro para eles, e depois para nós mesmos.
    Sejamos sábios. Busquemos a sabedoria. E, tanto quanto possível e necessário, vamos adquirir conhecimento de forma sábia.

Helvécio

Nenhum comentário:

Postar um comentário