quarta-feira, 15 de junho de 2011

OTIMISTA OU PESSIMISTA?

    O otimista diz: amanhã é um novo dia. Será melhor que hoje. O pessimista só pensa: ele é que não sabe o que tenho que enfrentar amanhã.
    O otimista sonha e faz planos. O pessimista tem pesadelos e desiste de planejar. Acaba tendo que improvisar e dá tudo errado.
    O otimista vê chegar o fim do ano e diz: que bom que estou terminando esse ano. Apesar de não ter conseguido realizar tudo que esperava, consegui algumas vitórias e tenho boas expectativas para o próximo ano. O pessimista não vê a hora do ano terminar pra ele dar graças a Deus.
    Acontece um acidente e a pessoa machuca bastante.O otimista diz: graças a Deus que não morreu ninguém. O pessimista diz: que azar que eu tenho. Tinha que acontecer isso logo comigo.
    Em qualquer situação da vida, existem inúmeras formas de se enxergar os fatos. Podemos ser otimistas ou pessimistas. Na realidade ser uma coisa ou outra nem sempre depende apenas de nós mesmos. Ser um otimista cego, sem considerar as possibilidades de fracasso é ingenuidade. Mas ser um pessimista sempre, que não acredita que as coisas vão dar certo, nos faz ter uma auto-estima muito baixa em várias situações.
    Precisamos ser realistas, mas principalmente fazendo algo que faz a diferença total. Há uma frase de Mahatma Gandhi, que diz: "Seja a mudança que você quer ver no mundo." Basta isso para não termos que ser otimistas nem pessimistas.
   Há outra frase incrível: "Para mudarmos alguma coisa, precisamos mudar primeiro a nós mesmos. E para nos mudar efetivamente, temos que modificar a forma como enxergamos as pessoas e a nós mesmos."
    Sejamos  realistas que enxergam e constroem uma realidade ótima.

Helvécio

Nenhum comentário:

Postar um comentário