sexta-feira, 22 de julho de 2011

O óbvio não é chique

    Hoje as coisas estão muito mudadas. Fico abismado com certas coisas.
    Antigamente o que era óbvio era seguido. Não apenas porque fosse óbvio ou fizesse sentido, mas sim porque os filhos eram criados de uma forma que acabavam tendo que seguir o ensinamento dos pais. Muito se falou contra isso, enfocando a questão da repressão, da falta de liberdade, de causar traumas e não permitir a perfeita evolução das crianças.
    Porém, digo o seguinte: grande parte das conquistas que a nossa sociedade fez deve-se a esse equilíbrio que havia nas famílias de algumas décadas atrás.
    Hoje se dá valor ao que não é óbvio. O chique hoje é discordar. A maioria quer ser diferente. Apenas pra se destacar. Não se olha o conteúdo, mas sim o rótulo. E há muitos rótulos falsos. Vendendo mercadoria trocada.
    Afirmo que devemos tomar cuidado com isso. Evidentemente, se seguirmos o óbvio não iremos fazer sucesso nas maiores ou melhores vitrines. Porém, a nossa vida não consiste em apenas fazer sucesso. Ou melhor, consiste sim em fazer sucesso, mas não o que a sociedade define como sucesso. Mas sim o sucesso de cada um de nós. 
    Nem sempre precisamos ser melhores que os outros. Precisamos dar o melhor de nós mesmos. Isso é que faz a diferença. Sucesso para alguns pode ser ter o melhor carro ou a melhor moto. Para outros pode ser ter um vida equilibrada, com saúde, paz e com uma família feliz e com bons amigos.
    Prefiro ficar com a segunda opção. Ela é o óbvio. Pode não ser chique, mas é mais saudável e mais sábia.

Helvécio

Nenhum comentário:

Postar um comentário