quarta-feira, 27 de julho de 2011

O Pai



    Pai herói. Pai amigo. Pai presente. Pai amoroso. Pai carinhoso. Pai bravo. Pai ausente. Pai trabalhador. Pai preguiçoso. Pai paizão. Pai distante. Pai jovem. Pai idoso. Pai simples. Pai executivo. Pai professor. Pai motorista. Pai que viaja muito. Pai que nunca sai de casa. Pai que briga. Pai que nunca briga.
    Na vida de qualquer pessoa, tanto quanto a figura da mãe, a figura do pai é ímpar em uma família. Em alguns momentos, um filho precisa indiscutivelmente da figura do pai presente. Existem alguns atributos que somente um pai tem e são fundamentais. Ele representa a segurança do lar. Seus braços fortes, sua voz firme, seu comportamento equilibrado e racional, sem vacilação, sua presença marcante e sua opinião sempre definida trazem um clima e ambiente seguros para o bom desenvolvimento das crianças e implanta a paz na casa. Em muitas situações, basta uma palavra do pai para que a situação se defina. É assim essa figura  dentro de um lar. O pai é pacificador. Quando existem dúvidas ou medo, é ele que vem fazer a diferença. Quando um filho fica receoso de alguma coisa, ele pede pro pai dar segurança a ele. Tanto para o filho quanto para a filha, todo o conforto da presença do pai fazem toda a diferença. 
    Há muitos pais que se tornam ausentes por algum motivo. Há outros que quase não brincam com seus filhos. Há aqueles tradicionais e conservadores que não se aproximam dos filhos. É muito importante sabermos que temos um pai. Nossa alma se torna apaziguada quando sabemos que alguém nos proteje. Nos aquietamos. Nos sentimos seguros para fazer nossas atividades. Deitar no colo do pai e dormir é tudo de bom. Dar um abraço bem gostoso no pai é bom demais. A figura do pai representa para nossa alma a figura de Deus. Quando nos relacionamos bem com nosso pai, temos mais facilidade para nos relacionarmos com Deus, temos facilidade de crer que Ele nos abençoa.
    O desenvolvimento saudável do filho depende muito do equilíbrio que o pai estabelece dentro de casa. Há filhos com traumas de infância devido a problemas nessa área. Temos que cumprir certas etapas emocionais em nossa infância que dependem da tranquilidade que nosso pai nos transmite. Certas habilidades também são desenvolvidas e obtidas através daquilo que recebemos de nosso pai. As palavras de um pai dificilmente serão esquecidas. Os ensinamentos que ele nos traz ficam conosco a vida toda.
    Você, que tem seu pai vivo e pode conviver com ele, desfrute o máximo de cada instante de que dispõe. Cada segundo é muito precioso pra vocês. Em toda a sua vida, o reflexo de tudo o que ocorre entre você e seu pai irão lhe acompanhar por toda a sua existência. Aprenda a trabalhar isso dentro de você, para que sua vida seja de sucesso e conquistas. É o que todos nós necessitamos. Se você não tem mais seu pai presente, procure lembrar-se e refletir em tudo o que ele lhe ensinou e reviva aquilo que mais marca seus momentos. Isso fará com que a figura paterna lhe ajude a vencer muitos obstáculos na sua caminhada. É o que precisamos: ter garra, força e determinação para continuar lidando com todas as circunstâncias pelas quais iremos passar. Sucesso, conquista e vitória para todos nós. E parabéns a todos os pais!

Helvécio

Nenhum comentário:

Postar um comentário