Na teoria a prática é outra. Já dizia uma frase velha conhecida.
Porque muitas teorias não funcionam na prática? Ótima pergunta.
A resposta é muito simples. Toda teoria é construída baseando-se em fatos, experimentos, considerações e conclusões sobre determinado assunto. Quando se cria uma teoria, pretende-se ajuntar conhecimentos de forma padronizada, apontando para um determinado rumo. Toda teoria presta-se a ensinar conceitos sobre algum assunto, fato ou fenômeno. E tudo isso depende de circunstâncias, as quais envolvem inúmeras variáveis que, pelo próprio nome, denotam a modificação constante de seu estado.
Quando uma teoria é aplicada na prática, as circunstâncias geralmente são diferentes daquelas que foram encontradas na formulação da teoria. Esse fator causa uma modificação nos resultados esperados. E não devem ser consideradas apenas as circunstâncias, mas também a forma como essa teoria será aplicada. Um mesmo conceito pode ser e, geralmente é interpretado de forma bem diferente por pessoas diferentes. Pelo simples fato de que a teoria, por sua origem, deve ser um tanto quanto genérica. Daí, pessoas diferentes chegam a resultados diferentes.
As empresas trabalharam bastante a questão de padronização de rotinas na década passada. Treinar colaboradores para executar uma mesma rotina da mesma forma, a fim de obter os mesmos resultados. Minimizar erros. Atingir resultados. Diminuir custos. Melhorar a produtividade. Esse é um alvo que toda empresa persegue.
E nós, seres humanos, devemos persegui-lo enquanto seres individuais e coletivos. Fazer um 5S em nossa vida. Arrumar um lugar para cada coisa e guardar cada coisa em seu devido lugar. Jogar o lixo no lixo. Só ter à mão aquilo que é necessário. Não procrastinar. Problemas urgentes, soluções emergentes. Definir prioridades. Planejar a longo prazo. Treinar a médio prazo. Executar a curto prazo. Pensar imediatamente. Vislumbrar um novo horizonte pra ontem. Pra poder descansar amanhã. Não fazer esforços inúteis. Investir naquilo que dá retorno. Não jogar pérolas aos porcos.
Enfim, a nossa prática do dia-a-dia deve procurar basear-se em teorias importantes. Mas precisamos considerar cada circunstância existente e realizar da melhor forma possível aquilo que está a nossa mão. Isso vai permitir que possamos atingir os melhores resultados, quer sejam eles os esperados ou não. Porque melhor do que atingir um resultado esperado é ser surpreendido por um resultado muito mais interessante e proveitoso que isso.
Helvécio
Nenhum comentário:
Postar um comentário