terça-feira, 5 de julho de 2011

Emagrecer - matemática

    É bem verdade que, para falar sobre algum assunto, deve-se ter conhecimento de causa . Na maioria dos casos, apenas médicos endocrinologistas têm gabarito para discursar sobre esse assunto. Mas creio também que existem várias observações que podemos fazer quando aprendemos coisas com a vida que nos mostram algumas realidades impressionantes.
    Uma delas é essa eterna batalha que travamos atualmente contra o emagrecimento. Quero começar dizendo algo sobre a estrutura do nosso organismo. Devemos entender que nosso corpo é uma máquina, perfeitamente construída para ser dinâmica. Até escrevi algo um tempo atrás sobre isso. O corpo humano foi feito para se exercitar. No princípio, o homem caçava e pescava para sobreviver, mantinha-se ativo o tempo todo, e esse era o principal motivo para a saúde que tinha. Então, nossos hábitos modernos precisam se adaptar a essa realidade estrutural. E não há por que se culpar a vida na cidade. Índios são magros e saudáveis, mas os chineses e japoneses cuidam-se e também o são. Portanto, temos que entender que devemos nos exercitar de alguma forma que permita que nosso corpo desenvolva certas habilidades para as quais foi criado. E uma delas é a de eliminar toxinas através da sudorese, a qual somente é produzida na quantidade suficiente de eliminação se fizermos exercícios por, no mínimo, 30 minutos diariamente, e o ideal é que isso seja um hábito, tal qual tomar banho e escovar os dentes.
    O sedentarismo atual parece ser uma opressão social. Você encontra centenas de convites para ser sedentário e quase todos gostosos, agradáveis, muito convidativos. Porém, encontrar amigos e companheiros para se exercitar é muito mais difícil. A maioria das academias está vazia na sexta-feira. E segunda-feira é o dia oficial do início das dietas e malhação, as quais já estão bem enfraquecidas na quarta-feira.
    Temos que escolher o que realmente é bom para nós: ter uma vida saudável ou ter que participar de tudo o que somos convidados? Evidentemente, somos seres sociais e ficaremos excluídos se não participarmos do convívio de nossa família e amigos. Mas, pergunto o seguinte: por que em festa de família todo mundo tem que beber refrigerante, que engorda, e não servem um suco natural, que é gostoso também e muito mais saudável? As crianças devem ser educadas desde cedo sobre isso. Penso que deve haver um equilíbrio no que fazemos, para participarmos daquilo que é bom e continuarmos saudáveis.
    Tive uma experiência, na qual emagreci 15 quilos em cerca de 3 meses. E digo que realmente foi muito difícil, mas foi possível. O mais importante foi a determinação que tive que criar através de uma conscientização. Falei pra mim mesmo que ia ser saudável. E que isso não dependia de ninguém mais, apenas de mim. Decidi que não ia fixar tempo, mas que queria perder 15 quilos. Comecei a caminhar e mudar os hábitos sedentários. Depois de quase 3 meses havia conquistado minha meta e estava muito feliz. E, de bônus, ganhei o gosto pelos esportes, que havia esquecido há anos. 
    Digo que existe algo matemático nisso: existe um esquema usado na informática (Entrada --> Processamento (Armazenamento) --> Saída) que serve muito para o nosso corpo. Diariamente temos que fazer esse cálculo. Se queremos perder peso, a Saída tem que ser maior que a Entrada, para que o Armazém vá sendo esvaziado. Ou seja, o que você ingere diariamente tem que ser menos que o que você elimina. Isso é matemático, fisiológico. Não há arranjos nisso. É algo calculável. E depende também de como funciona o seu metabolismo. Caso seja necessário, seu médico poderá lhe explicar melhor sobre isso. Eu, graças a Deus consegui meu objetivo sem precisar ir a um médico. Acredito que essa meta é atingível por qualquer pessoa, basta ter uma coisa muito simples: vontade. Esse é o ponto de partida para tudo.

Helvécio

Nenhum comentário:

Postar um comentário