terça-feira, 5 de julho de 2011

A boca fala do que há no coração

Há um provérbio bíblico que diz: "A boca fala daquilo que o coração está cheio."
É incrível isso pois, muitas vezes, não percebemos a profundidade daquilo que expressamos oralmente. A nossa alma tem sentimentos, vontades, desejos, sensibilidade e percepções. E quando conversamos com sinceridade, falamos de tudo isso que está dentro de nós. Se soubermos educar-nos no quesito da expressão oral, iremos refletir bastante naquilo que falamos e seremos mais felizes nessa prática. Em muitas situações só vamos pensar depois de termos  dito algo. E o pior é que, em geral, só saem coisas desagradáveis de nossa boca nessas situações.
É por isso que há outro texto bíblico que diz: "O homem que domina sua língua, dominou o seu corpo todo. A língua é como um leme de um barco, que controla todo ele."
A pessoa com quem conversamos recebe o que falamos diretamente em seu coração. Dependendo da maturidade e da condição emocional da pessoa, ela poderá entender de uma forma saudável ou não aquilo que dissemos. É por isso que precisamos saber com quem estamos falando, para não ferirmos o nosso interlocutor.
A comunicação é uma arte. É bem-aventurado aquele que sabe se comunicar. É realmente muito agradável quando vemos um discurso sincero e cheio de palavras que levantam nossa auto-estima. Porém, um discurso que soa falso ou que contém palavras destoantes deixa muito a desejar.
É por isso que digo a todos vocês, meus amigos: vamos estudar mais a arte de nos comunicarmos, lendo mais, percebendo mais, refletindo mais. Mas não nos esquecendo da parte mais importante: manter nosso coração guardado daquilo que não nos edifica e enchendo-o com alimentos saudáveis, como amor, compreensão, respeito, entendimento e caráter, o mais importante deles.

Helvécio

Nenhum comentário:

Postar um comentário