segunda-feira, 4 de julho de 2011

LIBERDADE OU SEGURANÇA?

O melhor dos mundos seria aquele no qual as pessoas pudessem gozar da total liberdade que necessitassem sem ter que abrir mão de qualquer naco de segurança de que precisassem. Infelizmente isso não é possível. Quanto mais segurança embutirmos em nossas vidas, menos liberdade teremos. Pensemos no exemplo mais simples. Nossas casas.
Antigamente, as casas nem muro tinham, porque não havia muitos perigos. Então, não era necessário cercar a casa. Os vizinhos se comunicavam bem mais e a vida social era mais participativa na comunidade. Hoje, quem não mora em prédio, com um zelador e um vigia, tem que colocar uma cerca elétrica em casa. Muitos de nós vivemos mais cercados que os ladrões. Infelizmente nossa liberdade é muito cerceada hoje em dia. Isso é um absurdo, porque os bandidos é que deveriam estar presos, e os cidadãos de bem deveriam poder gozar de ampla liberdade para poder viver sua vida da melhor forma possível.
E o que dizer de nossas crianças? Não existe mais brincadeira de carrinho de rolemã, nem brincar de golzinho na rua, nem andar de bicicleta no asfalto com tranquilidade. Os motoristas estão atropelando quem se aventura a pedalar. É muito complicada essa nossa vida de hoje. Temos que investir dinheiro para nos protejer dos perigos atuais.
Onde está nossa liberdade? Porque o estado não garante a segurança dos cidadãos com eficácia? Uma parte da resposta já sabemos: os recursos que deveriam ser disponibilizados para isso escoam pelos ralos da inconsequência e das ingerências. A outra parte realmente é difícil responder. Talvez pela própria forma de o ser humano agir no mundo moderno. Talvez pela inversão de valores que parece ser algo que tenta-se obrigar os cidadãos a aderirem.
Para que vivamos e trabalhemos de uma forma segura, digo que temos que dar um passo de cada vez. E a cada passo que dermos, devemos estar certos de que estamos numa posição segura. Ou seja, o degrau que pisamos nesse momento deve ser forte e firme para nos sustentar com segurança.
Enfim, Liberdade ou Segurança? Por qual dos dois devemos optar em primeiro lugar? Com certeza devemos gozar do máximo de liberdade possível, sem deixar de ter a segurança em todos os níveis possíveis.

Helvécio

Nenhum comentário:

Postar um comentário