sexta-feira, 1 de julho de 2011

OSMOSE REMOTA

Por definição, Osmose é: Fenômeno que se produz quando dois líquidos, de desigual concentração, separados por parede mais ou menos porosa, a atravessam e se misturam. (Michaelis online)

Esse termo é usado de variadas formas para se dizer que algo ou alguém se mistura com outro algo ou outro alguém. Principalmente quando aprendemos ou assimilamos práticas, conceitos ou valores, infeliz e principalmente os negativos.

O fenômeno atual da mega-maxi-super-hiper-ultra troca de informações feita pelos inúmeros meios de troca de informações originou o que chamo de osmose remota. Antigamente só usávamos emails no ambiente de trabalho. Nem usávamos anexos, era mais texto mesmo. Quando muito anexávamos uma planilha ou documento. As atuais correntes nem sequer haviam saído das mentes que as originaram. Fotos e vídeos por email ou num painel onde vc pode ver, em tempo real, a vida de uma pessoa? Jamais pensar-sei-nisso! Redes sociais nem existiam. Hoje fazem parte da nossa vida como se fossem um diário que escrevemos para todos os amigos verem. E, muito mais que isso. Podem não só ver, mas também concordar, discordar, curtir ou não, até comentar e compartilhar com os seus respectivos amigos. O que é isso? ISSO É UMA REDE, OU MELHOR UMA TEIA. Dá pra se pensar nisso e ver a dimensão real que isso tem. Não é brincadeira.

O que vejo hoje são informações contendo valores, práticas, hábitos, estilos de vida e de pensar que vão se aglomerando e se misturando de uma tal forma que as mentes que assistem a isso precisam estar organizadas pra não se confundir sobre aquilo que é real e aquilo que é remoto. Vemos amizades sadias que ajudam muito, e outras que não são tão boas.

É necessário observar muito e filtrar aquilo que realmente nos faz bem. Não é porque eu vi algo que me interessou que já vou aderir a isso. Meus conceitos têm que ser fortes o suficiente para que eu não me deixe influenciar, ainda que remotamente, pois a nossa mente e o nosso coração vão sendo preenchidos por aquilo que vemos, lemos, ouvimos, sentimos e aprendemos.

Osmose remota: bom ou ruim? Deixo a resposta para você refletir.


Helvécio

Nenhum comentário:

Postar um comentário