sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Patamares e Degraus



   Nossa vida é feita de patamares e degraus. Quando nascemos, estamos no primeiro patamar de nossas vidas. Adiante dele estão todos os demais degraus e patamares, os quais devemos alcançar e transpor.
   O patamar é aquele espaço horizontal, seguro, no qual você apoia os pés firmemente para sentir segurança, onde você está enquanto não foi capaz de prosseguir para o próximo degrau. Devemos permanecer de forma segura em cada patamar até termos condições suficientes de galgar o próximo degrau. O degrau é vertical e exige a nossa capacidade de elevação a um nível superior até chegarmos no próximo patamar com equilíbrio e permanecermos ali.  Se tentarmos nos elevar a um patamar para o qual não estamos preparados, iremos cair. E a força da gravidade poderá nos derrubar para mais que um degrau anterior ao qual estávamos. É por isso que atitudes impensadas nos levam a um estado muitas vezes pior do que aquele no qual estávamos.
   A capacidade de fazer uma leitura apurada de nós mesmos, nossa vida, nossos semelhantes e o rumo que nossa vida segue também diz algo sobre os degraus e patamares. A sabedoria nos ensina a galgar segura e lentamente cada degrau com o qual nos depararmos. Imagine um pequeno pássaro em pé em um patamar de uma escada. Adiante dele estará uma parede vertical, que é o degrau que leva ao próximo patamar. 
   Imagine-se tal qual esse pássaro. Assim é nossa vida. Escrito na parede que é o degrau a nossa frente estão inúmeros desafios e obstáculos, os quais, sendo vencidos de alguma forma, significará que podemos subir este degrau e estaremos seguros no próximo patamar. E então poderemos olhar para trás e para baixo e vermos que suplantamos mais um degrau de nossa caminhada. Mas isso não quer dizer que seremos mais ou melhor do que aqueles amigos que ainda estiverem nos degraus anteriores. Isso é apenas uma forma de ilustrar o percurso de nossa vida como seres humanos.
   Procuremos ter uma prudência tal que estejamos a maioria de nosso tempo nos patamares seguros. E também que façamos o mínimo esforço possível para galgar cada degrau. Para isso, temos apenas que ter cumprido a etapa anterior da forma correta. Assim, o esforço será menor e estaremos no próximo patamar de forma segura. Você está em um patamar seguro? Ou tem gasto muito esforço e tempo tentando galgar um degrau para o qual ainda não está preparado?

Helvécio

Nenhum comentário:

Postar um comentário