Ser humilde não é ser pobre. Não é ter falta de higiene. Não é ter um baixo status social. Nem tampouco ser iletrado. Também não é ter poucos amigos.
Há pessoas pobres que não tem educação. Isso é falta de humildade. Ter falta de higiene é ser desumano consigo mesmo. Por outro lado, há pessoas com baixo status social e que são humildes, mas que não se rebaixam por isso. Uma pessoa que não estudou muito também pode não ser humilde. E ter poucos amigos significa ser impopular, e não necessariamente humilde.
A humildade é irmã da nobreza. Também tem um irmão chamado altruísmo. E é filha da consciência. E seu pai é o amor. Para ser humilde, é necessário que se tenha empatia. Esse conceito significa colocar-se no lugar dos outros, tentando sentir o que eles estão sentindo no momento. Desta forma, pode-se tentar imaginar como se sentiria estando no lugar dele.
Quando não compreendemos as pessoas, somos incapazes de ser humildes. Quando se é humilde, não se deseja aquilo que não é nosso. Quando se é humilde, não queremos estar no lugar que não nos pertence. Desejamos apenas ser nós mesmos.
A humildade está ligada à questão de entender-se como um ser humano e, portanto, falho. Quem não é humilde não assume seus erros. Quem não é humilde gosta de passar por cima dos outros. Não se importa em galgar degraus tendo que apoiar-se na força de seu semelhante.
Humildade é reconhecer os próprios erros, sem reclamar e nem querer justificar. Simplesmente dizendo: eu assumo, eu errei. Sejamos humildes para agir desta forma.
Helvécio
Eu e o Paulinho,lemos s texto depois que chegamos do bolo que nos deu,estávamos bravos e pensando que estava com vergonhas de ser visto com os pobres mortais,mas depois da reflexão,acima temos a humildade de entender que com certeza aconteceu alguma coisa,te perdoamos!!!!!!!!! E buscaremos com a ajuda de Deus a humildade será imprimido ecolocado em um lugar onde possamos ver todos os dias e procurar viver essa grande nobreza,mas uma vez o seu texto falou aos nossos corações.Com carinho Carla e Paulinho.
ResponderExcluirFoi o Paulinho que digitou!!!!!!!!!!!!!!!!!!
ResponderExcluirO verdadeiro meste é aquele que não se considera como tal, mas tem em sua consciência o reconhecimento dos outros como superiores a si mesmo. Procura aprender em toda e qualquer oportunidade.
ResponderExcluirE que o verdadeiro sentido da HUMILDADE esteja reinando, não hoje, porque lemos o texto, mas que esteja sempre PRESENTE em nosso dia a dia...
ResponderExcluir