domingo, 25 de setembro de 2011

QUAL O SIGNIFICADO DOS NOMES?



   É muito interessante pararmos para pensar nos significado de várias coisas que existem. Um deles é o significado dos nomes. Tudo tem nome. As coisas boas têm nome. As coisas ruins também. Os objetos têm nome. As coisas não materiais têm nome. As coisas do passado têm nome. As do presente também. E as futuras têm ou terão. Isto que você está lendo agora, por exemplo, chama-se texto. Dentro deste texto existem outras coisas menores chamadas parágrafos. Outras menores ainda, chamadas frases. Dentro delas, palavras. E, por último, letras e sinais.
   Há um nome para cada coisa. E cada coisa tem seu nome. O nome de cada coisa é aquele que foi dado a ela por quem a criou ou pela pessoa que primeiro pensou em nomeá-la. E assim é. Alegria é o nome que se dá a um sentimento. É um substantivo abstrato. Isso significa que não é algo palpável fisicamente. Mas é algo que existe, embora não se possa ver. Mas pode-se sentir em termos emocionais. E, apesar desse sentimento não ser visível em si mesmo, pode-se ver o reflexo dele em uma pessoa,  quando ela sorri ou tem manifestações de felicidade. O nome disso é alegria.
   O nome de um feito conseguido por alguém é vitória, conquista ou façanha. O nome da pessoa que conquista uma vitória é vitorioso. O nome do período em que nos mantemos iluminados pelos raios solares ou seu reflexo é dia. O nome do período em que não estamos sendo iluminados por esse astro é noite. Conjunto é o nome que se dá ao agrupamento de alguns elementos comuns. Um conjunto de pessoas pode ser chamado de povo. Quando muitas pessoas se ajuntam, temos uma multidão.
   Todas as pessoas têm um nome. O nome de uma pessoa é algo de um significado enorme. E esse nome acompanha a pessoa em toda a sua vida. Muitos pais não pensam antes de dar um nome a seus filhos. Muitos deles sofrem a vida toda pela complicação que é ter um nome difícil. Ter um nome apenas bonito pode ser um capricho para os pais. Mas quem vai carregar o nome é o filho. Nomes muito grandes ou estrangeiros e de difícil pronúncia não têm nenhuma vantagem. Muito pelo contrário. Dão problema. Os pais se esquecem que o filho vai ter seu nome pronunciado todos os dias, em cada aula da escola. Caso essa criança ou adolescente tenha cinco aulas por dia, serão cinco vezes de vergonha, dificuldades e chateações. Isso todos os dias. E os colegas do futebol, das brincadeiras? Muitas vezes uma criança prefere ter um apelido, mesmo que não seja bonito, em vez de ter que ouvir o seu nome.
   Todo nome tem uma origem. Nomes próprios são dados de forma diferente dependendo do idioma onde esse nome foi criado. Há idiomas onde nomes próprios foram criados com base na função que em que o objeto ou pessoa exerce. A força de um nome é algo que pode fazer uma diferença incrível. Nomes semelhantes causam impactos diferentes, justamente pela força que cada um tem em si. Uma coisa excelente pode também ser chamada de maravilhosa. São sinônimos, Porém, a palavra maravilhoso causa um impacto muito maior para a pessoa que a lê ou ouve. Excelente é algo melhor do que algo muito bom. Porém, maravilhoso, só pode ser uma coisa que causa maravilhas em alguém.
   Qual é o significado do seu nome? Você sabe? Quem escolheu o seu nome? Seu pai ou sua mãe? Você recebeu o nome de um tio, tia, avô ou avó? Por quê? Em sua casa os irmãos têm nomes semelhantes, ou que começam com a mesma letra? Reflita um pouco nisso. Tente lembrar o motivo pelo qual você se chama assim. Tente resgatar alguns fatos que lhe façam saber um pouco mais de como estavam os momentos no dia em que você nasceu. Isso é muito importante. O fato de saber como era a expectativa de você chegar a esse mundo pode trazer algumas explicações sobre os primeiros anos de sua vida. E pode até revelar coisas importantes que ficaram marcadas em sua infância e que podem ter reflexos até hoje. Resgate essas informações. Você vai ver que, com certeza, essa busca fará uma diferença e te mostrará uma luz que lhe faça compreender muitas coisas em sua vida.
   Enfim, qual o significado dos nomes? Cada um de nós temos um nome. É assim que nos chamam. Carlos, Maria, João, Antônio, Ana. Enfim, esse é o nome que temos. Faça uma experiência importante nesse momento, agora. Feche seus olhos e pronuncie seu nome para você mesmo. E depois, responda interiormente a essa pergunta: que significado o meu nome tem para mim? Em caso de resposta agradável, parabéns! Porém, se essa resposta ainda não for positiva, busque uma outra razão para a existência do seu nome. Escreva um novo futuro onde, no qual, ao lhe chamarem, estejam dizendo o nome de alguém importante. Não em termos materiais, mas de dignidade, respeito e honra. Assim seja!

Helvécio

Um comentário:

  1. Estrela da Manhã: É esse o significado do meu nome...E é assim que me vejo...Levando luz, amor e carinho por onde passo as pessoas, tentando ser canal de benção e fazendo a diferença na vida de alguém tentando levar alguma boa nova que de alguma forma acrescente algo de bom a tantas vidas carecidas de tão somente um abraço, de uma palavra amiga e reconfortante naquele momento...

    ResponderExcluir