quinta-feira, 1 de setembro de 2011

UM DIA APÓS O OUTRO

   Vinte e quatro horas se passam. Mais uma vez o sol se pôe sobre nossas cabeças. Deixamos para trás tudo o que realizamos de bom e de ruim. Gastamos ou não o que tínhamos em nosso saldo diário que foi depositado nesta oportunidade. Podemos ter plantado boas sementes ou não. Aquelas que forem férteis e tiverem sido plantadas em terreno apropriado germinarão, mais cedo ou mais tarde.
   A cada dia que passa, temos a oportunidade de aprender inúmeras verdades que poderão ser muito úteis em toda a nossa jornada. Nessas vinte e quatro horas que passamos a cada vez que acordamos do sono diário, nos encontramos com várias pessoas. Trocamos experiências, compartilhamos idéias, enxergamos realidades antes obscuras sob nosso ponto de vista. Se tivermos sabedoria suficiente para guardar dentro de nós tudo o que aprendemos, a cada dia teremos condições de ser mais eficazes naquilo que necessitamos fazer.
   Poderemos aprender a ouvir mais ao passar por uma experiência em que nossa capacidade de apenas escutar alguém for testada. Veremos que só o fato de se fazer presente na vida e naquele momento para alguém fará a diferença que aquela pessoa necessita.
   Devemos aprender a ser menos prolixos, ou seja, falar menos e agir mais. Isso demonstra segurança, temperança e maturidade. Muitas vezes em nossas vidas nos desgastamos e enfadamos as demais pessoas por muito falar e pouco fazer.
   Além disso, poderemos praticar, sim, a boa ação diária. E a melhor delas que podemos fazer é prometer para nós mesmos que não iremos cometer os mesmos erros de sempre. Isso já será um enorme avanço na direção de corrigir nossa conduta e ter um caminho mais clean, que significa fluidez em nosso agir e em nossos relacionamentos.
   Outro fator importante é fazer questão de procurar executar com perfeição as tarefas que nos são delegadas ou as que nos propomos fazer. Isso pelo fato de que não nos lembramos de muitas coisas que fizemos ontem, pois tornou-se passado para sempre. Portanto, concluir bem aquilo que fazemos não deixa arestas para serem aparadas futuramente.
   Há uma frase que diz: "Hoje é aluno de ontem." Devemos, realmente, fazer com que o nosso eu de hoje seja um ótimo aluno do eu de ontem. Desta forma, as atitudes de hoje serão melhores e ensinarão excelentes lições para o dia de amanhã.

Helvécio

Nenhum comentário:

Postar um comentário