Aquele que se acautela, pratica a prudência.
Atividades feitas com prudência são melhor desenvolvidas.
A cautela e a paciência nos permitem ponderar melhor as idéias que serão a base para a maioria das decisões que temos que tomar.
Dizem que a pressa é inimiga da perfeição. Porém, essa frase está incompleta. A pressa não é inimiga apenas da perfeição. Ela é inimiga também da paz. É adversa à segurança. É contrária à reflexão. É oposta à paciência.
A pressa revela insegurança. Mostra falta de controle. Ela deixa brechas que provavelmente atrairão falhas. A calma ao realizar qualquer tarefa deve ser buscada por todos nós. Devemos entender que, cada momento exige sua concentração, exige calma, exige a dedicação exclusiva àquilo que estamos realizando.
A tranquilidade é amiga da perfeição. É parceira da boa qualidade. Ela atrai a eficácia. Ela causa uma exatidão naquilo que é realizado. Atividades feitas com tranquilidade dificilmente precisam ser refeitas. Elas saem melhores que a encomenda. Obras feitas com calma duram, em geral, muito tempo.
Busquemos o equilíbrio. Busquemos nos capacitar. Vamos almejar, também, a qualidade em tudo o que fazemos. Porém, deixemos a pressa de lado. Não queiramos comer carne crua. Procuremos completar bem aquilo que fazemos. A tranquilidade é um ingrediente indispensável para nossas atividades diárias.
Quando formos desenvolver algo, caso seja necessário, digamos a nós mesmos: TRANQUILIDADE, AMIGO!
Helvécio
Nenhum comentário:
Postar um comentário