quarta-feira, 26 de outubro de 2011

VIDAS PARALELAS

   Podemos afirmar que existem várias realidades. Uma delas é a realidade em que vivemos. Aquela em que moramos em uma residência, temos uma família, temos alguns amigos, temos contas para pagar, temos um trabalho, um chefe que nos delega tarefas, temos nossas necessidades. Enfim, essa é a vida real que temos.
   Os recursos existentes hoje, porém, permitiram que fossem criadas outras realidades diferentes desta nossa, que é real. São várias realidades virtuais nas quais fomos inseridos por vários fatores. Um deles é o avanço incrível da tecnologia, que nos permite executar atividades nunca dantes sonhadas. A quantidade de tarefas que necessitamos realizar diariamente, aliada à criatividade de alguns gênios atuais, deram origem à criação de diversos recursos tecnológicos que permitem um acesso grupal das pessoas por meio de um canal de comunicação muito eficiente.
   Todo esse avanço é algo incrível e que contribui sobremaneira para a sociedade em geral. Porém, é importante que tenhamos um olho clínico para enxergar todas as nuances dessas mudanças, pois tudo que traz evoluções acaba por modificar muitas coisas no cotidiano das pessoas. Os hábitos de hoje são bem diferentes daqueles de há uma década atrás. O que ocorre é que esses hábitos não chegam de uma vez, bruscamente, mas vão sendo anexados ao nosso estilo de vida aos poucos. E é isso que faz com que não nos assustemos com eles. Porém, após um ano de mudanças, se você olhar para trás, vai ver que muita coisa foi alterada.
   Hoje, várias pessoas têm hábitos bastante estranhos. Conversa-se pouco com as pessoas da própria casa. Porém, gastam-se horas e horas conversando na internet. Há casos de pessoas que se abrem muito mais com "amigos" remotos do que com seus próprios pais, filhos ou irmãos. Isso está criando um fenômeno na sociedade. As pessoas estão vivendo vidas paralelas. E isso é simples, de certa forma, pelo fato de que você pode fazer um "amigo" apenas com um clique do mouse. E se esse "amigo" não lhe interessar mais, você simplesmente o exclui. Que tipo de relacionamentos as pessoas têm nas redes sociais? Veja que esses locais virtuais são utilizados para as pessoas divulgarem seus hábitos, costumes, até mesmo modo de viver.
   Isso é algo que soa muito normal para todos nós que vivemos nessa sociedade e nessa realidade. Mas temos que analisar calmamente, para ver se não há aspectos que podem prejudicar algo em nossa vida. De repente, seria interessante pararmos um pouco e vermos se conseguimos ficar sem internet por uma semana, ou talvez por dois dias.
   Temos que analisar se a vida paralela que vivemos nas redes sociais não estão sendo uma fuga do mundo real. No mínimo, vamos descobrir se existem coisas boas que fazíamos no mundo normal e deixamos de fazê-las para ficar sentado numa cadeira, em frente a um computador. Vale a pena questionar.

Helvécio

Um comentário:

  1. Conheço muita gente,com vidas paralelas... temos que ficar atentos pra não ficarmos reféns da rede.

    ResponderExcluir