sexta-feira, 11 de novembro de 2011

DEUS É CULPADO DOS MEUS FRACASSOS?

   Nós somos seres complexos. Nascemos egoístas. Crescemos em um ambiente social. Não obstante, temos dificuldade de nos socializarmos, quase sempre. Precisamos nos sentir supridos em várias necessidades. E, mesmo que a pessoa seja um agnóstico total, que afirme não crer em nenhum ser superior, sua alma vai anelar pelo cuidado divino. Isso é algo que muitos não admitem, porém, em momentos de extrema carência e necessidade, acabam por admitir.
   Muitas vezes, as pessoas não procuram ter um relacionamento íntimo com Deus. Vivem suas vidas como se Deus não existisse. Porém, quando estão em situação inferiorizada, seja por causa de saúde, seja por uma tragédia, seja por dificuldades familiares, uma das primeiras coisas que se diz é: "Por que Deus permitiu que isso acontecesse?" Isso é um tremendo contrasenso. Como reclamar a presença, em sua vida, de alguém que você mesmo excluiu dela?
   Vamos ilustrar esse fato. Imagine uma pessoa que é seu amigo de infância. Havia uma relação bem estreita entre vocês. Porém, por motivos diversos, você se afastou daquele amigo, aos poucos. E, depois de muito tempo, você sente a falta dele. Daí, então, você vai reclamar para ele: amigo, como você foi me abandonar justamente na hora em que mais precisei de você? O que será que ele iria responder-lhe? Provavelmente, ele diria: meu grande amigo, eu sempre estive aqui. Jamais lhe abandonei. Porém, cada um de nós temos o livre arbítrio. Não posso obrigá-lo a ter um relacionamento íntimo comigo. Isso seria falta de educação e de bom senso. Nunca lhe abandonei, porém, você me abandonou aos poucos. E, às vezes, eu lhe procurava, mas você ficava indiferente. Então, a distância foi sendo cada vez maior. E, hoje, você sente a minha falta de forma óbvia, simplesmente pela escolha que você mesmo fez.
   Em relação a Deus, meus caros, não é diferente. Muitas vezes vamos lembrar do Criador apenas quando estamos na pior. Entendemos que Ele é culpado pelos nossos fracassos, porque Ele não estava (pensamos que não) do nosso lado em nossas maiores crises. Porém, a grande verdade é que Deus nunca nos abandonou e nem abandona. Enquando temos vida, enquanto respiramos, enquanto o fôlego de vida pertence a nós, enquanto esse corpo que temos é apropriado para abrigar nossa alma e espírito, temos a chance de contar com Deus para todas as coisas.
   Porém, não temos como cobrar de Deus algo que nós mesmo fizemos. Caso estejamos muito distantes dele, façamos uma coisa: coloquemos a mão em nossa consciência, pensemos, onde foi que nos afastamos? Então, nesse momento, podemos restaurar nossa comunhão com aquEle que sempre nos amou e cuidou de nós. Daí para a frente, saberemos que Ele cuidará de nós em todos os momentos. Porém, não devemos dizer que Deus é culpado dos nossos fracassos. Eu mesmo escolho os caminhos por onde ando. E o caminho que leva à vitória é diferente daquele que leva à derrota. Reflitamos nisso. Pensemos em qual caminho queremos, realmente, andar.

Helvécio

Nenhum comentário:

Postar um comentário