quinta-feira, 3 de novembro de 2011

EM CADA ROSTO

   Assim como nossa impressão digital é única, da mesma forma o é o nosso rosto. Imagine quantos rostos diferentes você conhece! Aliás, todos são diferentes. É impossível existirem duas faces idênticas. Isso é algo incrível. E o mais incrível ainda é que nosso rosto parece nos vestir. Vestir nossa personalidade, nossas alegrias, vestir nossas iras, nossas decepções, nossas vitórias.
   Em cada rosto há uma expressão. Podemos identificar o estado interior da pessoa apenas olhando para a sua expressão facial. É bem verdade que algumas pessoas tentam disfarçar e o fazem até bem. Porém, na maioria dos casos, o rosto de alguém vai ter mesmo a cara que exporta o que há no seu interior.
   Ande pelas ruas e perceba as diferentes expressões das pessoas. Isso é incrível. Em alguns casos, você poderá ler parte da vida da pessoa apenas pelo que pode ser visto em sua face. Há pessoas que transbordam felicidade. Expressam uma vida desembaraçada, livre, resolvida. Em outros, poderemos ver vários questionamentos expressos em rugas, em testa franzida, na ausência de sorriso.
   Observe uma mãe de meia idade caminhando junto com sua filha. Caso se pareçam, será incrível observar as diferenças entre elas. A face da mãe irá revelar experiência, maturidade. E isso será revelado através de algumas marcas evidentes, porém não menos bonitas. A face da filha mostrará uma pele lisa, quase perfeita. E irá mostrar, também, que a mesma ainda está em busca de algo ou de alguém. Está no mesmo caminho da mãe. Aquela já encontrou muito do que buscava. Esta ainda está no encalço dos seus maiores objetivos.
   Rostos negros. Rostos pálidos. Rostos índios. Rostos pardos. Rostos brancos. Há de todos os tipos, cores, texturas, tamanhos, formatos e belezas diferentes.
   A face de uma pessoa é a parte da mesma que exibe a maior intensidade de expressão daquilo que ela é e de como está. Quando desejamos enfatizar uma determinada condição em que estamos, em geral embutimos isso em nossa expressão facial. Estando alegres, nosso rosto será sereno. Caso estejamos preocupados, a expressão será de um rosto fechado, tímido. Isso pode ser observado facilmente.
   Porém, o mais importante que devemos observar é a variedade de rostos existentes em todo o mundo. Em nossa vida, cruzaremos com uma infinidade de rostos. E o mais belo é poder contemplar a beleza variada de inúmeras pessoas que gostam de viver. É a coisa mais linda ficar olhando para um rosto que expressa vida, prazer de viver. É o melhor que podemos fazer. Evidentemente que isso tem que vir de dentro para fora. Até porque ninguém consegue falsificar algo externo, uma vez que a motivação real vem de dentro para fora.
   O rosto é a nossa maior interface. É o nosso maior ponto de contato. É o nosso cartão de visita. É por isso que escolhemos a melhor foto. É por isso que fazemos questão de estar bem ao sermos fotografados. E é por isso que selecionamos os melhores rostos para o nosso convívio.
   Não importa se o rosto de uma pessoa mostra rugas e a ação do tempo. Imagine o rosto de sua avó. Ele não é ou era o rosto de um bebê. Mas, com certeza, ao olhar para ele, você verá sua vida passando em sua mente. E isso vai revelar uma enormidade de coisas muito mais importantes que uma pele lisa. Vai revelar quantas emoções você viveu, de quantos acontecimentos participou, quantos sofrimentos passou, quantas vitórias passaram juntos.
   Em cada rosto, uma expressão. Às vezes, tristeza. Outras vezes, satisfação. Outras tantas, euforia. Outras, sofrimento. O importante é sabermos que somos únicos. E é por isso que temos que assumir nossa identidade. Ser mesmo quem somos. Sem máscaras. Pois a máscara cai, mas o rosto, esse nos acompanha para sempre.
   Podemos procurar uma forma de ter quase sempre um rosto bonito. Basta que cuidemos de nosso interior. Evitar deixar pendências. Resolver as questões. Enfrentar os desafios. Encará-los. Olhar as pessoas nos olhos. Procurar viver com honra e respeito ao nosso semelhante. Valorizar quem nos ama de verdade. Saber que os defeitos revelam amor, em muitos casos, e não indiferença.
   Em cada rosto, um brilho nos olhos diferente. Um sorriso encantador. Ou um choro comovente. Ou um pedido convincente. Ou um olhar convidativo. Ou um sorriso maduro consolador. Infinitas expressões. Infinitos rostos. Infinitas situações. Porém, todas únicas. Pois é isso que somos: únicos. Em cada rosto.

Helvécio

Nenhum comentário:

Postar um comentário