sexta-feira, 4 de novembro de 2011

BONITO OU FEIO?

   A moda sempre procurou deixar as pessoas mais bonitas. Ninguém quer ser feio. Vemos e ouvimos histórias do belo ou feio desde há séculos. A estória da branca de neve mostra como as pessoas poderosas sempre lutaram em busca da beleza. Hoje, não são apenas os mais poderosos que lutam por isso, mas de uma forma generalizada a maioria corre atrás de uma forma plástica melhor.
   A beleza é, em alguns aspectos, um conceito relativo. Evidentemente que um rosto de um bebê tem uma pele mais bonita que o rosto de uma pessoa idosa, uma vez que a pele do bebê é lisa, esticada e tem formas mais arredondadas e tem uma aparência mais agradável. Mas a beleza envolve detalhes mais profundos do que apenas um formato ou uma textura. Para quem consegue ver além das formas, a beleza é composta por itens mais numerosos. Por exemplo, um rosto bonito não é julgado apenas pela forma da pele, mas também pela expressão facial que é apresentada, como o brilho dos olhos, o sorriso estampado, a expressão feita pela pele, dentre outros.
   Desde que as pessoas pensam na imagem que têm em relação aos outros, elas se preocupam em estar  mais bonitas. Para muitas pessoas, a imagem fala muito alto. A eterna busca pela juventude não é de hoje. Muitos tentaram criar poções mágicas que fariam com que as pessoas voltassem a ser jovens. Tanto que isso foi representado em filmes, desenhos animados e outras estórias.
   Porém, as leis físicas e naturais vêm para todos. A questão de nascer, crescer, envelhecer e morrer é para todos. Não se pode esconder isso. Não há como evitar. Na verdade, temos que entender que a questão da beleza externa é algo artificial, até certo ponto. A forma de apresentação que temos vai se modificando com o tempo. Os sinais do tempo em nosso corpo apenas revelam que o tempo passa e chega também para nós.
   O que podemos fazer para evitar a preocupação com essas questões é buscar ter uma beleza interior, que é a mais importante e duradoura. As coisas materiais são efêmeras. As coisas não materiais podem durar uma eternidade. Somos seres não materiais. O que temos de mais importante são os valores morais e espirituais. Nossa essência transcende o material. Vai muito além de uma aparência.
   As circunstâncias que nos envolvem nos levam a valorizar o que é passageiro. Enganamo-nos muito facilmente com aquilo que não deve ser tão considerado. A beleza é um conceito que entra nesse contexto. Lutar por ela já é algo ilógico. Beleza não se encontra, tem-se ou não. As pessoas mais belas são aquelas que têm um maior carisma. Que têm simpatia. Que são agradáveis. Que sabem ser elegantes. Que sabem se comportar e se portar. Que sabem falar e se calar. Que sabem com quem devem conversar e quando o devem fazer. Ser belo é ser gentil. É ser educado. É ser cortês. É ser generoso. Isso sim, é belo. Porque isso dura para sempre. São valores imutáveis.
   Bonito ou feio? Depende do tipo de beleza que se está avaliando. Para uns, pode ser bonito. Para outros, feio, depende do tipo de beleza que é avaliada. Porém, a beleza que nasce do interior do ser humano, essa sim, será bem avaliada por todos os que forem maduros para compreendê-la. Busquemo-la. Essa beleza sim, vale a pena ser almejada.

Helvécio

Um comentário:

  1. Mas um texto de grande profundidade.Todos deveriam ler textos que expressam o verdadeiro sentido da beleza(principalmente os homens).Inúmeras vezes procuramos somente a beleza que esta no corpo ou no rosto e esquecemos a beleza da alma,como você bem disse!E nós mulheres(claro que com exceções),não diríamos a frase imortalizada do grande poeta Vinícius de Moraes:"As feias que nos perdoem,mas beleza é fundamental".Grandes e verdadeiras mulheres dizem:Aos feios, damos boas vindas, desde que por trás do olho que não é azul e do corpo que não é atlético haja bom humor, amor,sinceridade,lealdade,inteligência e sex appeal.Mas com certeza mestre,quando você escreveu esse texto pensou em todos :criança,jovem,adulto e pessoas super experientes da terceira idade.E que seu conceito de bonito se alastre e alcance a muitos.Com carinho Carla Patrícia.

    ResponderExcluir