sexta-feira, 4 de novembro de 2011

HISTÓRIA OU ESTÓRIA?

   História é uma sucessão de fatos comprovados historica e cronologicamente e que foram vivenciados por personagens conhecidos e registrados de alguma forma ou que foram sendo transmitidos de geração em geração e, por isso, são considerados como verídicos e contam como verdade e fatos para a posteridade.
   Estória é uma narrativa que é criada por algum escritor, seja baseada em fatos reais ou ficção. Geralmente é criada com um fundo moral, ou seja, tendo um objetivo muito claro a ser inferido ao concluir-se a estória.
   História é aquilo que precisamos estudar para tentar compreender a humanidade e a sucessão de acontecimentos que envolvem a raça humana. Uma história deve ser estudada a fim de que possamos compreender como o ser humano se comportou em meio às mais diversas circunstâncias. Envolve guerras, lutas pelo poder, domínio, força, hegemonia, monopólio, dominação, escravidão, conquista de novos territórios, descoberta de novos mundos, viagens, epopéias, dentre muitas outras atividades.
   Estória é aquilo que contamos para nossos filhos para fazê-los dormir. São aqueles causos que ouvimos de nossos avós. São os filmes que vemos no cinema. Porém, isso não quer dizer que são menos importantes, por não serem reais. Há muitas estórias criadas com um fundo moral importantíssimo e que, ao serem contadas geração após geração, criam conceitos valiosos na mente das pessoas.
   Há histórias verídicas, porém, que revelam a crueldade do ser humano. Apesar de narrarem fatos reais, ou seja, de serem verdadeiras, as lições que elas ensinam não são benéficas como prática. Elas apenas revelam a verdadeira face dos seres humanos. A importância de se estudar histórias tais como essa reside no fato de que deve-se aprender a não cometer os mesmos erros que nossos antepassados cometeram.
   Há estórias fictícias, porém, que revelam fatos possíveis de serem praticados pelos seres humanos. Atitudes que seriam almejadas como prática correta pelos seres humanos podem e devem ser contadas como estórias. Devem ser ensinadas pelos avós, pelos pais e transmitidas para várias gerações. Muitos podem considerar isso como utopia. Podem preferir ser realistas e ficar apenas com os fatos ocorridos de verdade. Porém, quem não sonha, não tem objetivos. E sonhar com um ser humano melhor, mais justo e mais honroso e mais honrado é algo que todos devemos fazer. E criar estórias que levem as crianças e jovens a sonhar com isso é plantar no coração delas a possibilidade de que elas poderão efetivamente construir um futuro sim, melhor.
   Histórias são fatos reais. Mas, nem sempre esses fatos são bons ou benéficos. Estórias são inverídicas mas, nem por isso, contém fatos que tragam algum prejuízo. Ser verdade, no caso da história, é apenas o registro de fatos históricos que ficam para a posteridade. Ser verdade, no caso da estória, é descobrir qual é a distância entre o desejo de uma sociedade melhor e a capacidade de transformar isso em fatos reais que, num futuro distante ou não, viriam a se transformar de estória em história. E não apenas uma história verídica mas, também, repleta de fatos transformadores de uma sociedade para melhor.
   Estória? Hoje, pode até ser. Mas amanhã, pode tornar-se uma linda e verdadeira história.

Helvécio

Nenhum comentário:

Postar um comentário