Pode ser retórica, mas é a pura verdade. E muitas verdades devem ser ditas, reditas e ditas novamente, até que fiquem sedimentadas nas diversas mentes reticentes, impertinentes, impacientes, tementes, complacentes.
Pode ser uma verdade observada por binóculo. Mas muitas circunstâncias da vida precisam ser observadas com objetos que nos auxiliem enxergar mais profundamente, claramente, previamente, abertamente, proximamente.
Pode ser uma coisa particular, que cada um aprende e desenvolve como quer, ou como não quer, tendo sido adquirida forçadamente, abruptamente, repentinamente.
Em cada cabeça, uma sentença. É assim. Com a maioria dos assuntos. Mesmo os valores comuns são cultivados de forma diferente por pessoas diferentes. Em um mesmo teto, filhos criados por um mesmo princípio comportam-se de forma totalmente diferente.
Uns gostam de tomar banho com a água pelando. Outros gostam de água morna. Ambos têm justificativas para tal. Uns bebem água gelada, outros apenas natural. Ambos sabem por que e afirmam isso.
Uns preferem viajar para locais frios. Outros fazem questão de ir para o litoral. E ambos são felizes por fazerem as suas escolhas. Cada um se sente bem fazendo as coisas do jeito que gosta.
Uns são mais caseiros. Gostam de ficar vendo TV. Outros fazem questão de chamar os amigos para sair, conversar, sorrir. Ambos, também, têm seus motivos para fazer tais coisas.
Uns acreditam que os filhos devem ter uma distância dos pais, para adquirir respeito por eles. Outros preferem se aproximar muito dos filhos, brincando, rolando na cama, abraçando. E ambos tem os motivos corretos pelos quais crêem que devem continuar fazendo as coisas dessa forma.
Uns defendem a pena de morte. Outros pensam que poderia ser com um amigo e preferem a condescendência. Ambos conseguem justificar porque pensam, cada um, da sua forma.
Uns gostam de aprender com os mais velhos. Outros fazem questão de ser jovens e buscar a modernidade. Não abrem mão disso. Hé explicações para uma e outra forma de pensar.
Em cada cabeça, uma sentença. Em cada cabeça, uma opinião diferente. Em cada mente, um pensamento individual. Em cada coração, uma saudade diferente. Em cada alma, um anseio totalmente particular. Em cada suspiro, um sonho. Em cada respiração, um projeto. Em cada passo, uma meta a vislumbrar. Em cada novo dia, novos alvos. Em cada novo ano, objetivos particulares, individuais.
Porém, mesmo na individualidade de cada um, nos encontramos nas esquinas, corredores, salas, cozinhas e reuniões da vida. Cada novo dia é uma nova sala de aula. E cada novo ano traz novas esperanças, novo fôlego, nova forma de pensar, de olhar, até de sonhar.
Que possamos nos aproximar mais das coisas boas nesse novo ano. Que deixemos Deus direcionar nossos pensamentos e ações. Que possamos diminuir as diferenças. Que existam mais mentes convergentes, pacientes, cautelosas, bondosas, sensíveis, admiráveis, amáveis, humildes e, acima de tudo, que tenhamos fé. Fé que busca, que persiste, que alcança.
Em cada cabeça, uma sentença. Mas, em cada coração, o mesmo desejo de vencer.
Helvécio
Nenhum comentário:
Postar um comentário