segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

COMPORTAMENTO MASCULINO

   Desde que o mundo é mundo, o homem vive tentando conquistar. Já nasce conquistando a vida. Conquistando a respiração. Conquistando os olhares a sua volta. Seus olhos conquistam. Sua face conquista. Sua expressão conquista. Suas mãos conquistam. Sua mente conquista. Seus cabelos conquistam. Sua figura humana também conquista.
   Uma das coisas que muitas mulheres não entendem é que um homem vive para conquistar. Ele é um ser territorialista. Define, marca seu território. Abraça. Envolve. Ganha. Sorri. Limpa a garganta. Mostra presença. Oferece ajuda. Mostra suavidade detendo, por trás, um enorme poder. Reserva sua força para os momentos mais importantes. Força física. Força mental. Força de decisão. Força pra retirar as dúvidas. Força pra mandar pra longe os medos.
   Quando um homem deixa de conquistar, ele morre. Pelo simples fato de que ter alvos para conquistar é o que lhe dá o sabor para viver. Observe o comportamento de um homem. Quando menino, conquista seus carrinhos. Mais tarde um pouco, conquista uma bola. Depois, uma bicicleta. Depois, começa a observar as meninas. Comenta com os amigos sobre elas. Depois luta para ser mais forte e conquistar a garota mais bonita do colégio. Depois, luta para ser o melhor da classe. Quer ser bem visto. Quer o elogio dos pais. Quer passar no melhor vestibular. Mesmo que ele não se importe em ser elogiado, ele quer o próprio elogio. Para poder dizer para si mesmo que é um vencedor. Depois, luta para encontrar a pessoa com quem vai viver o resto de sua vida. Esse é, talvez, a maior de suas conquistas.
   E é nesse ponto onde começam a maioria dos seus dilemas. A questão do relacionamento. Como estou escrevendo sobre nós, homens, vou ser parcial, para que todos possam compreender melhor. Para um homem, a vida só tem sabor se todos os dias ele tiver algo interessante para conquistar. Em termos profissionais, ele precisa chegar no ponto que deseja. Ele precisa se sentir um vencedor, sempre, para que esteja satisfeito e possa produzir o melhor de si a cada dia, em vários aspectos. Quando entra numa empresa, ele almeja o melhor cargo, e batalha para subir sempre, conquistando novos degraus a cada instante.
   Em termos emocionais e sentimentais, o homem precisa encontrar uma mulher equilibrada. O homem é periódico. Ele tem várias fases. Em cada fase ele está querendo conquistar coisas diferentes. Quando está num relacionamento, ele precisa se sentir dominante em vários sentidos. Não necessariamente no sentido machista, mas sim na questão masculina. Sua masculinidade é inerente a ele. Sua mente precisa dominar. Caso contrário, ele se sentirá frustrado. Ele quer saber de tudo o que acontece a sua volta. É normal que ele queira isso, pois é territorialista. Isso é coisa de macho. É normal. Muitas mulheres não entendem isso.
   Algumas mulheres têm dificuldades de agradar seus maridos ou namorados. Elas chegam num ponto onde se acomodam. Acreditam que o conquistaram e ele será delas para sempre, haja o que houver. Isso é incrível. Antes do casamento, ambos lutam pra conquistar. Por isso se cuidam, se preocupam em agradar. Depois do enlace, há uma mudança, um relaxamento natural. É ai que está a questão. Se o homem se acomodar e não tiver o que conquistar, isso será ruim para ele. É por isso que muitos homens engordam, porque se acomodam, também, porque a mulher lhes permitiu acomodar. E não engordam apenas no corpo. Suas mentes também adquirem certa gordura que lhes impede de desempenhar o melhor de si. A conquista terminou. É por isso que muitos ficam horas em frente a uma televisão segurando um controle remoto. Ou que vão para um bar beber com os amigos. Porque lá eles sorriem, jogam conversa fora, se desestressam. Contam piadas. Sorriem.
   A mulher que quer ter um marido feliz precisa ser sábia, muito sábia. Todas as mulheres precisam conhecer um versículo bíblico muito importante: "A mulher sábia edifica a sua casa. Mas a tola a derruba com as mãos." Provérbios 14:1. Quem escreveu isso foi o sábio Rei Salomão, que teve setecentas mulheres e trezentas concubinas. É alguém que teve muita experiência para poder falar de tal assunto. O que ele quis dizer com isso? É que um homem não vai mudar muito na sua essência. O homem representa o equilíbrio. Mas a mulher simboliza a mudança, as nuances, as variações, aquilo que dá o sabor. Um homem não muda muito depois que se casa. Mas a mulher muda muito, quase sempre. E, quando ela muda para melhor, isso é ótimo. Porém, quando ela muda negativamente, aí o castelo pode começar a ruir. Um homem já dá sinais de que não será muito equilibrado mesmo antes de se casar. Ou dá sinais muito bons mesmo antes disso. Sua natureza é de manter uma constância.
   Caso a mulher não saiba sentir nem perceber o que lhe faz bem, ela terá sérias dificuldades em agradá-lo. A mulher inteligente é aquela que sabe conduzir seu marido aos lugares que ela deseja, sem que ele perceba isso. E isso faz bem a ele, pois ele pensará estar dominando a situação. E, sentindo isso, ele terá uma sensação de satisfação pessoal. O comportamento masculino passa por avaliar sua competência constantemente. E, no relacionamento, isso é feito dia após dia. Profissionalmente, também. Aliás, em todos os aspectos. Cada homem faz isso de uma forma particular. Mas, todos fazem. Isso é regra. Isso é um pouco do comportamento do homem.

Helvécio

3 comentários:

  1. Concordo com voce plenamente caro escritor, ainda mais quando voce diz no seu versículo que a mulher sábia edifica a casa. Sim, a mulher tem que estar sempre atualizada em tudo, acompanhar o desenvolver do mundo, se cuidar, estar bonita pra seu homem, ser cheirosa, bonita, bem humorada, não deixar a vida virar rotina. Por isso a mulher moderna sai a luta, vive no mundo atual, se ela nao fizer isso estará voltando a idade da pedra. E assim deixando seu relacionamento ruir.
    Esse é o grande erro de algumas mulheres, elas mesmas destroem seus relacionamentos, por se acomodar com a vida em volta.

    ResponderExcluir
  2. Grande texto Helvécio,considerarei seu texto um link que devo postar todos os dias...! Quero ser uma mulher segundo o coração de Deus,uma mulher que ame o marido todos os dias como se fosse a primeira vez,que a cada amanhecer eu me apaixone por ele e o conquiste ,e que meu coração palpite de emoção quando ele tocar em mim.Tenho certeza que não é impossível,pois as coisas de Deus são perfeitas,eu acredito!!!Mas de uma coisa eu tenho certeza que me esforçarei ao máximo,pois tenho a Bíblia como única regra de prática e fé, e de cabeceira tenho seu blog,e os segredos dos homens(Comportamento Masculino)kkkkk!!!!Vou lutar!!!!

    ResponderExcluir
  3. Tanto nós, homens, quanto as mulheres, precisamos procurar compreender um ao outro. Cada um tem suas particularidades. Abraço.

    ResponderExcluir