segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

CONSTATAÇÕES

   É incrível que, com o passar dos anos, vamos acomodando certos conceitos dentro de nosso coração e nossa mente. Os dias e anos se passam e aprendemos a não nos iludir com um sem número de conceitos fictícios que não trazem futuro para nenhuma alma que queira ser sadia e feliz. E é muito importante que possamos refletir sobre os cuidados da vida, sobre os valores, sobre as batalhas, sobre as ilusões e desilusões e, mais ainda, sobre a realidade.
   E, pensando exatamente nessa realidade, chegamos à várias constatações importantíssimas. Uma delas é que a vida passa e os anos não esperam por nossas dúvidas, indagações e titubeios. Aquele que não se firma, ficará sempre patinando nas areias dos questionamentos e não romperá com seus ideais rumo ao seu crescimento, seja profissional ou pessoal.
   Quando uma pessoa tem uma infância sadia, percorrendo todas as fases que são necessárias, ela cresce fisica, intelectual e emocionalmente de forma equilibrada. Na fase de juventude, é normal que haja uma ênfase emocional, pois a pessoa está caminhando para chegar na fase adulta. Fisiologicamente, o corpo dela está se preparando para a reprodução. E a preparação para esse momento ocorre de várias formas, envolvendo, não só detalhes físicos e fisiológicos, mas também, emocionalmente. Os hormônios tocam áreas do cérebro que fazem com que a pessoa seja atraída e atraia o sexo oposto.
   Nesse sentido, vemos que a lei da vida é aplicada a todas as pessoas. Após apaixonar-se, unir-se a outra pessoa, vêm os filhos, a meia idade e chega-se à fase senil. É assim a vida para todos nós. Em nosso mundo físico, existem muitas leis que podem ser burladas. Mas as leis instituídas por Deus para reger a raça humana, essas são invioláveis. A pessoa pode fazer uma cirurgia plástica, porém, jamais voltará a ser jovem. Poderemos ter vontade e sonhar com os tempos de criança. Porém, eles jamais voltarão.
   E é justamente por isso que temos que aprender a "...contar nossos dias, para alcançarmos um coração sábio." A cada dia que passou, oportunidades vieram. Algumas foram aproveitadas. Outras desperdiçadas. Lições foram aprendidas. Outras, não. Então, temos que ser sábios e praticar tudo aquilo que constatamos como verdade.
   O tempo é a terceira dimensão. Ele parece não existir em algumas situações. E ele é mesmo relativo. É por isso que precisamos saber quando agir e quando esperar. Saber quando falar e quando calar. Saber quando sorrir e quando chorar. Saber quando aproximar e quando afastar. Saber quando investir e quando desistir.
   Desejo que todos possamos chegar a várias constatações em nossa vida. E que possamos viver nossos dias sem esperar por ilusões, mas sim tecendo nossas atitudes baseadas em certezas, convicções e planos que nos levem sempre a um futuro seguro e o mais feliz possível. São essas as constatações.

Helvécio

4 comentários:

  1. Uma pessoa se constrói nas escolhas que faz,
    não nas palavras que pronuncia, mas nas atitudes que toma.Sendo assim temos que ter sabedoria ao fazermos nossas escolhas,e mesmo que essas escolhas deem erradas que possamos saber olhar para trás,e recomeçarmos com mais maturidade . A aprendizagem é nossa e ninguém poderá fazê-la por nós, assim como nós não poderemos fazer pelos outros. Quanto mais depressa aprendermos isso, menos sofreremos e chegaremos a constatação que(como diz Helvécio):"tecer nossas atitudes baseadas em certezas, convicções e planos que nos levem sempre a um futuro seguro e o mais feliz possível."Excelente texto!

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito desse comentário, Carla. Complementou bem o que eu quis dizer no texto. Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Nossa amigo, esse texto hoje esta sendo a resposta de indagações feitas por mim, de minha vida e de outra tambem que tenho convivido, vou mandar esse texto pra ele, pra que tambem como mexeu comigo mexa com ele e faça quem sabe ele dar os passos necessários pra viver. E não so ficar vendo a vida passar.
    Silvania

    ResponderExcluir
  4. Que bom, minha amiga. Olha, faça o seguinte. Mostre o blog para ele. Quem sabe existam mais textos que sirvam de auxílio. Fico muito feliz. Que Deus lhes abençoe. Abraço.

    ResponderExcluir