segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

REGULARIDADE

   A grande maioria das pessoas engana-se quanto a uma questão que passa em nossa mente todos os dias. Parece retórica falar nisso sempre, mas é algo necessário. Bem, todos os dias, levantamos e colocamos nossa mente para funcionar. E ela trabalha, principalmente com um objetivo. Vencer naquele dia. Portanto, algo que insiste em estar nos cutucando o cérebro constantemente, chama-se, conquista.
   Muito bem, vamos analisar esse assunto de forma bastante racional. Falando em conquista, vamos ilustrar com um assunto também recorrente: a obesidade. Suponhamos que uma pessoa esteja querendo diminuir seu peso por algum motivo. O objetivo desta pessoa será, portanto, ir eliminando determinado peso até chegar ao seu ideal.
   Durante o processo de busca desse objetivo, fazemos inúmeras coisas. A primeira delas é desejar eliminar esse peso rapidamente. Pensamos que fazer as coisas com grande esforço irá resolver a situação rapidamente. Porém, nos esquecemos de uma coisa. Nesse caso, não é correto desejar essa mudança rapidamente. Se formos observar, demoramos anos para engordar alguns quilos e queremos eliminá-los em poucos meses. Nosso cérebro precisa ser programado para essa mudança que estamos pretendendo. Devemos fazer algo de forma contínua e constante para que o efeito seja o esperado.
   Seja nesse exemplo citado acima, seja em qualquer atividade humana que executamos, existe algo fundamental, chamado de regularidade. Fazer as coisas com força não é o que resolve, mas sim, ter regularidade na execução de tarefas. Uma casa não é construída em poucos dias, de forma apressada ou brusca. Mas sim, é feita em alguns meses, mantendo-se uma regularidade no trabalho diário executado pelos profissionais.
   Se você quer atingir um objetivo, que é o assunto focado por nós, precisa de três coisas importantes: foco, determinação e regularidade. Caso você mantenha o foco no objetivo, tenha determinação para persegui-lo e executar as tarefas com regularidade, o alvo será alcançado, certamente.
   Muitas pessoas começam uma jornada com muito afinco mas, com o passar do tempo, desanimam. Então, todo o esforço que fizeram é desperdiçado. Não é assim que funciona. É muito melhor ir devagar, rompendo barreiras, acostumando-se com novas rotinas. Isso sim, faz as mudanças ocorrerem e permanecerem. Não resolve muito ter uma disposição momentânea. O importante é persistir sempre. Não desistir.
   Precisamos entender que, qualquer que seja o objetivo que almejamos, o tempo vai passar. E esse é um fator que nos favorece. Temos que colocar em nossa mente que, parados ou em atividade, o tempo passa. E, se tivermos regularidade, quando menos esperarmos, o alvo estará bem mais próximos do que esperávamos. Sejamos mais racionais. Façamos as contas. Não deixemo-nos levar pelo ímpeto ou pelos resultados rápidos.
   Seja em que matéria for, seja em que ramos for, seja em que assunto for, o importante não é rapidez, na maioria dos casos, mas sim, regularidade. Ela, sim, nos permitirá ir acrescentando inúmeros pontos ao nosso boletim de estudantes e aprendizes da vida. Portanto, utilizemos a palavra regular no seu conceito literal: ser regular é ser constante, e não abaixo do esperado. Sejamos regulares, tenhamos regularidade. Vamos fazê-lo?

Helvécio

2 comentários:

  1. O sucesso nasce do querer, da determinação e da constância em se chegar a um objetivo, mesmo não atingindo o alvo, quem busca a regularidade e vence obstáculos, no mínimo fará coisas admiráveis e com certeza crescerá em alguma área de sua vida.Nossa maior fraqueza está em desistir e não ter constâncias em nossos projetos. O caminho mais certo de vencer é tentar mais uma vez,pois a regularidade e a persistência realizam o impossível!!Tenho que buscar com mais afinco a regularidade em algumas áreas de minha vida e rápido,valeu a grande dica!!!!

    ResponderExcluir
  2. Todos precisamos empregar regularidade em alguma área de nossas vidas. Abraço.

    ResponderExcluir